Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29448
Título: Dificuldades do professor de ciências e biologia na rede estadual de ensino: período da pandemia
Título(s) alternativo(s): Difficulties of science and biology teacher in the state education system: pandemic period
Autor(es): Veloso, Renata Cassia de Oliveira
Orientador(es): Oliveira, Siderlene Muniz
Palavras-chave: Professores de ciência
Professores de biologia
Ensino
Science teachers
Biology teachers
Teaching
Data do documento: 9-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: VELOSO, Renata Cassia de Oliveira. Dificuldades do professor de ciências e biologia na rede estadual de ensino: período da pandemia. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2021.
Resumo: Diante da pandemia do coronavírus, houve uma mudança no comportamento diário das relações sociais. No Brasil, desde 20 de março de 2020, esta nova realidade tornou-se concreta quando o isolamento foi adotado como uma política para combater a transmissão do vírus, o que mudou drasticamente a educação. A partir dessa perspectiva, o estudo tem como objetivo identificar quais as dificuldades apresentadas por professores da rede estadual de ensino de Biologia e Ciências no cenário atual. A abordagem foi pesquisa quantitativa e qualitativa, que pode levar a reflexões sobre pesquisas futuras a partir da coleta de dados realizada com questionários online. Entre as dificuldades encontradas, destacamos a falta de apoio pedagógico e formativo com os professores nesse novo modelo de ensino, e a ausência da relação família e escola, na maioria dos casos. A pesquisa visa contribuir para uma reflexão constante para a construção de um ensino de qualidade em tempos de pandemia e pós-pandemia, o qual poderá contribuir com a formação dos professores em cursos posteriores que podem ser ministrado sobre o assunto.
Abstract: Faced with the coronavirus pandemic, there was a change in the daily behavior of social relationships. In Brazil, since March 20, 2020, this new reality became concrete when isolation was adopted as a policy to combat the transmission of the virus, which drastically changed education. From this perspective, the study aims to identify the difficulties presented by public school Biology and Science teachers in the current scenario. The approach was quantitative and qualitative research, which can lead to reflections on future research based on data collection carried out with online questionnaires. Among the difficulties encountered, we highlight the lack of pedagogical and training support with teachers in this new teaching model, and the absence of the family-school relationship in most cases. The research aims to contribute to a constant reflection for the construction of quality education in times of pandemic and post-pandemic, which can contribute to the training of teachers in subsequent courses that can be taught on the subject.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29448
Aparece nas coleções:DV - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dificuldadesprofessorcienciasbiologia.pdf554,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons