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Título: Inclusão no ensino de biologia: proposta de material didático no ensino de botânica para estudantes surdos e ouvintes da educação básica
Título(s) alternativo(s): Inclusion in biology teaching: proposal for teaching materials in botanical teaching for deaf students and listening to basic education
Autor(es): Pizzolatto, Vitor Augusto
Orientador(es): Boeno, Rosangela Maria
Palavras-chave: Surdez
Biologia
Ensino
Deafness
Biology
Teaching
Data do documento: 1-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: PIZZOLATTO, Vitor Augusto. Inclusão no ensino de biologia: proposta de material didático no ensino de botânica para estudantes surdos e ouvintes da educação básica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2021.
Resumo: A inclusão escolar inicia com a matrícula do estudante com necessidades educacionais especiais, e é efetivada quando a escola está preparada para dar o suporte necessário a este aluno, para que ele tenha condições de permanecer na escola e oportunidades de aprendizagem assim como os demais alunos. Inclusão de fatos e faz com estruturação da equipe pedagógica, intérpretes de Libras, acompanhantes para alunos com deficiência visual, motora ou com algum transtorno de aprendizagem, formação continuada de professores, sala de recursos multifuncionais ativa, além da disponibilidade de materiais de suporte ao professor e ao aluno. Os currículos são revistos e adaptados, bem como as metodologias de ensino são repensadas, de modo a proporcionar a aprendizagem de toda a turma sem discriminação de nenhum estudante. Pensando nisso, o objetivo deste trabalho foi desenvolver materiais didáticos, com conteúdo de botânica para estudantes surdos e ouvintes, visando auxiliar no processo de ensino e aprendizagem desses alunos. Para tanto, além do aprofundamento teórico, esta pesquisa levantou, através de entrevistas, o real contexto de inclusão de alunos surdos no ensino comum, na etapa do ensino médio. Por este motivo, o público alvo da pesquisa foram professores/intérpretes que atuam ou atuaram com estudantes surdos, no contexto da educação básica, com intuito de verificar quais as dificuldades enfrentadas por ambas as partes no processo de ensino e aprendizagem. Com base nisso, desenvolveu-se um blog com ebooks, video aulas, e materiais suplementares, para professores e alunos referentes aos conteúdos de botânica. Espera-se com esta pesquisa e desenvolvimento de material didático, promover uma consciência inclusiva, diminuindo o vácuo na aprendizagem de conceitos e conhecimentos de botânica de alunos surdos na rede básica de ensino, e desta forma tornar esses conhecimentos mais acessíveis, considerando a cultura espaço-visual da comunidade surda. Esta pesquisa não pretende resolver todos os problemas da inclusão o que é indubitável, mas representa um passo em direção ao incentivo de novas propostas de ensino visando uma educação mais inclusiva e um ensino de botânica mais dinâmico.
Abstract: School inclusion starts with the enrollment of a student with special educational needs and is ensured out when the school is prepared to provide the necessary support to this student, so that he/she has conditions to keep in school and learning opportunities, as well as other students. Inclusion is really done with the organization of the pedagogical team, interpreters of Libras, assistants for students with visual or motor disabilities or with any neurodevelopmental disorder, including special learning disorders; the continuing education of teachers, the active multifunctional resource room, in addition to the availability of support materials for teachers and students, tato is, with curricular adaptations of small and major relevance. Curricula need to be revised and adapted, as well as teaching methodologies need to be reviewed to provide learning for the whole class, without discriminating against any student. Therefore, the objective of this work was to develop didactic materials, with botany content for deaf and hearing students to assist in the teaching and learning process of students. In addition to theoretical qualification, this study through interviews the real inclusion of deaf students in basic education, in the high school stage. For this reason, the target audience of this research were teachers/interpreters who have already worked with deaf students, in the context of basic education, with the intention of verifying the difficulties experienced by both parties in the teaching and learning process. Based on this, a blog was developed with ebooks, video classes and supplementary materials for teachers and students related to the contents of botany. It is expected that with this research and development of didatic material, promote an inclusive awareness, reducing the vacuum in the learning of concepts and knowledge of botany of deaf students in the basic education system, and thus make this knowledge more accessible, considering the space culture -visual of the deaf community. This study does not intend to solve all the problems of inclusion, which is evident, but represents a step towards encouraging new teaching proposals to create a more inclusive education and a more dynamic botany teaching.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29452
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