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Título: Inovação tecnológica no controle da produção de vinhos no oeste e sudeste do estado do Paraná
Autor(es): Dezengrini, Elenilton Jairo
Orientador(es): Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de
Palavras-chave: Indústria vinícola
Uva - Cultivo
Vinho e vinificação
Wine industry
Viticulture
Wine and wine making
Data do documento: 16-Mar-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: DEZENGRINI, Elenilton Jairo. Inovação tecnológica no controle da produção de vinhos no oeste e sudeste do estado do Paraná. 2017. 128 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Computacionais para o Agronegócio) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2017.
Resumo: Existe uma carência na indústria vinícola com relação a uso de tecnologia e pela verificação de problemas tecnológicos. Este estudo foi dividido em três etapas. A primeira etapa almejou analisar os dados obtidos da pesquisa sociodemográfica do consumo de vinho, utilizando a Teoria de Resposta ao Item, sendo dividido em seis grupos: decisões de compra de vinho, razões que o consumidor bebe vinho, conhecimentos sobre vinho, conhecimentos sobre os atributos do vinho, o estilo de consumo de vinho e a estratégia de redução de riscos no momento da compra de vinho. A pesquisa foi realizada com 173 funcionários do Centro Universitário Assis Gurgacz e 127 integrantes do Centro de Convivência do Idoso. A segunda objetivou obter informações do processo produtivo em vinícolas situadas no oeste e sudeste do Estado do Paraná, bem como a tecnologia utilizada na produção de vinhos. A terceira etapa consistiu em criar um software para controle de produção das vinícolas, tendo como base os requisitos coletados na obtenção das informações do processo produtivo. Constatou-se que 66,33% dos consumidores de vinho entrevistados possuem ensino superior completo, levando em consideração a escolaridade mínima, com 79,67% consomem de 1 a 4 litros de vinho por mês e o vinho tinto sendo como preferência quanto a cor do vinho para 72,67%. O resultado da análise da TRI mostrou uma tendência maior para o item 2 (sabor), considerando ser “importante” ou “muito importante” para 81% dos entrevistados esse atributo no momento de comprar um vinho, seguido de 73,34% dos entrevistados que consideram o aroma como “importante” ou “muito importante”. Entretanto, apenas 21,33 % dos entrevistados consideram a publicidade “importante” ou “muito importante” no momento de comprar um vinho. Nenhuma das vinícolas visitadas tem um software para controle de produção de vinho e o fator de dificuldade na produção é falta de mão de obra qualificada para o processamento de vinho. O software desenvolvido facilitou o controle de estoque, a realização do cálculo do preço de custo, baseado nos custos de insumos, despesas fixas e despesas variáveis. O agronegócio tem sido importante para a sociedade e este trabalho contribuiu para a inovação tecnológica no setor produtivo das vinícolas, trazendo maior assertividade no custo do produto final.
Abstract: There is a shortage in the wine industry regarding the use of technology and technological problems. This study was divided into three stages. The first step was to analyze the data obtained from the sociodemographic research of wine consumption, using the Theory of Response to the Item (TRI), being divided into six groups: wine purchasing decisions, consumer wine consumption reasons, wine knowledge, Attributes of wine, the style of wine consumption and the risk reduction strategy when buying wine. The research was carried out with 173 employees of the University Center Assis Gurgacz and 127 members of the Center for the Coexistence of the Elderly. The second objective was to obtain information about the production process in wineries located in the west and southeast of the state of Paraná, as well as the technology used in wine production. The third step consisted in creating a software to control the production of the wineries, based on the requirements collected in obtaining the information of the production process. It was found that 66.33% of the wine consumers interviewed had completed higher education, taking into account the minimum schooling, with 79.67% consuming 1 to 4 liters of wine per month and red wine being preferred as the color of wine to 72.67%. The result of the TRI analysis showed a greater tendency for item 2 (flavor), considering that 81% of respondents considered this attribute to be "important" or "very important" when buying wine, followed by 73.34% of respondents who consider the aroma as "important" or "very important". However, only 21.33% of respondents considered advertising "important" or "very important" when buying a wine. None of the wineries visited have software to control wine production and the difficulty factor in production is a shortage of skilled labor for wine processing. The developed software facilitated the stock control, the realization of the cost price, based on the costs of inputs, fixed expenses and variable expenses. Agribusiness has been important for society and this work has contributed to the technological innovation in the productive sector of the wineries, bringing greater assertiveness in the cost of the final product.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2948
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