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Título: Coletivo Ponte: design aplicado na promoção do diálogo sobre veganismo na UTFPR
Título(s) alternativo(s): Ponte union: design applied in the promotion of dialogue about veganism at UTFPR
Autor(es): Abreu, Luana Beatriz de
Pereira, Rafael de Almeida
Orientador(es): Mazzarotto Filho, Marco André
Palavras-chave: Hábitos alimentares
Veganismo
Sustentabilidade
Pensamento crítico
Cooperação universitária
Food habits
Veganism
Sustainability
Critical thinking
University cooperation
Data do documento: 20-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ABREU, Luana Beatriz de; PEREIRA, Rafael de Almeida. Coletivo Ponte: design aplicado na promoção do diálogo sobre veganismo na UTFPR. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: Este trabalho investiga a possibilidade de intervenções de design em um ambiente universitário onde, a partir de problemas de alta complexidade como a mudança de hábitos alimentares, sejam propostas ações que contribuam para a criação de estruturas organizacionais autogeridas. É possível dividi-lo em dois momentos, sendo que no primeiro, foram utilizadas metodologias e ferramentas hegemônicas presentes em abordagens como Design de Serviços e Design Thinking. Deste último, foi utilizado o modelo Diamante Duplo, que permite uma abordagem ampla e utilização de diversas técnicas imersivas com fim exploratório. Após a coleta de dados, análise de padrões e reenquadramento de informações, viu-se necessária uma mudança metodológica, levando ao segundo momento do trabalho, que a partir dos subsídios quali-quantitativos, explorou e testou possibilidades que demandam, além de ferramentas técnicas, um alto envolvimento pessoal e presença ativa, apoiando-se nas abordagens do design de infraestruturas e design emancipatório, para desapegar-se de modelos de viés mercadológico, pré-concebidos e mecanicamente replicáveis. A partir dessa nova abordagem, percebeu-se a importância de não projetar apenas uma solução isolada, limitada e construída de cima para baixo, mas sim tentar criar uma infraestrutura na forma de um coletivo universitário alinhado ao veganismo, que possa atuar de forma permanente na produção de intervenções de design que partem de baixo para cima, enfrentando toda a complexidade dessa temática. Concluiu-se que o papel do designer pode extrapolar a produção de artefatos por si só, contribuindo com a construção de redes de apoio que catalisam o empoderamento das comunidades, corroborando a importância de uma atuação dialógica.
Abstract: This work investigates the possibility of design interventions proposed in a university environment in order to contribute to the creation of self-managed organizational structures, based on highly complex problems such as changing eating habits. It is possible to divide it into two moments: for the first one, hegemonic methodologies and tools present in approaches such as Service Design and Design Thinking were used. For the latter, the Double Diamond model was used, which allows a broad approach and the use of several immersive techniques with an exploratory purpose. After the data collection, patterns analysis, and information reframing, a methodological change was necessary, leading to the second moment of the work. Based on quali-quantitative subsidies, other possibilities were explored and tested, demanding in addition to technical tools, high personal involvement, and active presence, relying on approaches of infrastructure and emancipatory design, to detach from preconceived and mechanically replicable models of market bias. From this new approach, the importance of designing not just an isolated, limited, and top-down solution was acknowledged, but rather trying to create an infrastructure, in the form of a university union aligned with veganism that can act permanently in the production of design interventions that start from the bottom up, facing all the complexity of this theme. It was concluded that the role of the designer can extrapolate the production of artifacts by itself, contributing to the construction of support networks that catalyze the empowerment of communities, corroborating the importance of dialogic action.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29528
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