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Título: Análise de fatores paralelos (PARAFAC) na extração de informações de análise sensorial
Título(s) alternativo(s): Parallel factors analysis (PARAFAC) in the extraction of sensory analysis information
Autor(es): Zanini, Celina Ducat
Orientador(es): Valderrama, Patrícia
Palavras-chave: Alimentos - Avaliação sensorial
Quimiometria
Satisfação do consumidor
Food - Sensory evaluation
Chemometrics
Consumer satisfaction
Data do documento: 23-Ago-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Medianeira
Citação: ZANINI, Celina Ducat. Análise de fatores paralelos (PARAFAC) na extração de informações de análise sensorial. 2021. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021.
Resumo: A indústria de alimentos está constantemente criando novos produtos e realizando modificações em produtos já existentes, aquecendo as vendas no mercado e gerando altas receitas. Essas mudanças geralmente ocorrem para melhorar o perfil nutricional do produto e o custo de sua produção. Para que isso ocorra de forma fluida é responsabilidade das empresas de alimentos garantir a segurança e a qualidade, mas também a aceitação e a satisfação do consumidor com o produto, uma vez que o consumidor é quem decide se o produto será bem-sucedido ou não. A análise sensorial é a metodologia utilizada para avaliar atributos sensoriais e a aceitabilidade desses produtos, por meio de interações percebidas pelos sentidos da visão, gosto, tato, olfato e audição de cada avaliador. As interpretações de resultados de análise sensorial, ocorrem comumente por estatísticas convencionais de forma unidimensional. No entanto, outras metodologias multidimensionais também podem ser usadas. O uso de ferramentas quimiométricas permite maior interatividade entre os dados, possibilitando correlacionar os resultados de produto, atributo e provador com ferramentas de tratamento de dados multi-way. Assim, o objetivo desse trabalho foi buscar extrair informações de resultados sensoriais explorando essa maior interatividade entre produtos, atributos sensoriais avaliados, e seus respectivos provadores. Para tanto, resultados obtidos por provadores treinados na análise sensorial descritiva de cachaça e bebida café, e resultados obtidos por provadores não treinados para análise sensorial hedônica afetiva de uso doméstico (HUT) em óleos vegetais, foram avaliados empregando a ferramenta multivariada de análise de fatores paralelos (PARAFAC). Esta ferramenta quimiométrica permitiu concluir que a aromatização pode trazer características para a cachaça de modo que esta apresente notas semelhantes para alguns atributos sensoriais quando comparado a cachaças envelhecidas em barris de madeira. Também foi demonstrado que a ferramenta permite distinguir o café com maior qualidade a partir dos resultados sensoriais. Ainda, a concordância dos provadores na avaliação das amostras de um mesmo tipo de café pode ser vista como uma medida da precisão no nível de repetibilidade. Para os óleos vegetais, a aplicação da PARAFAC possibilitou verificar que a cor foi o atributo que mais contribuiu na afetividade e distinção dos diferentes óleos, enquanto o sexo e a idade dos provadores não provocavam influência na preferência por um determinado óleo.
Abstract: The food industry is constantly creating new products and making modifications to existing products, boosting market sales, and generating high revenues. These changes usually occur to improve the nutritional profile of the product and the cost of its production. For this to occur smoothly, it is the responsibility of food companies to ensure safety and quality, but also consumer acceptance and satisfaction with the product, since the consumer is the one who decides whether the product will be successful or not. Sensory analysis is the methodology used to assess sensory attributes and acceptability of these products, through interactions perceived by the senses of sight, taste, touch, smell, and hearing of each evaluator. Interpretations of sensory analysis results commonly occur by conventional statistics in a one-dimensional way. However, other multidimensional methodologies can also be used. The use of chemometric tools allows for greater interactivity between data, making it possible to correlate product, attribute, and taster results with multi-way data treatment tools. Thus, the objective of this work was to seek to extract information from sensory results exploring this greater interactivity between products, sensory attributes evaluated, and their respective tasters. Therefore, results obtained by tasters trained in descriptive sensory analysis of cachaça and coffee drink, and results obtained by untrained tasters for affective hedonic sensory analysis of household use (HUT) in vegetable oils, were evaluated using the multivariate factor analysis tool parallels (PARAFAC). The results show that the tool allowed us to conclude that aromatization can bring characteristics to the cachaça so that it presents similar notes for some sensory attributes when compared to cachaça aged in wooden barrels. It was also shown that the tool allows to distinguish coffee with higher quality from sensory results. Furthermore, the agreement of tasters in the evaluation of samples of the same type of coffee can be seen as a measure of precision in the level of repeatability. For vegetable oils, the application of PARAFAC made it possible to verify that color was the attribute that most contributed to the affectivity and distinction of different oils, while sex and age of the tasters did not influence the preference for a certain oil.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29557
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