Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29572
Título: Redesign do livro “Eu Me Pergunto...”, de Jostein Gaarder: redefinindo a experiência da filosofia na segunda infância
Título(s) alternativo(s): Redesign of the book “I wonder”, by Jostein Gaarder: redefining the experience of philosophy in early childhood
Autor(es): Candido, Raphaela
Orientador(es): Botter, Fernanda
Palavras-chave: Comunicação visual
Projeto gráfico (Tipografia)
Ilustração de livros
Literatura Infantojuvenil
Livros-brinquedo - Ilustrações
Visual communication
Graphic design (Typography)
Illustration of books
Children's literature
Toy and movable books - Ilustrations
Data do documento: 21-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CANDIDO, Raphaela. Redesign do livro “Eu Me Pergunto...”, de Jostein Gaarder: redefinindo a experiência da filosofia na segunda infância. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: Através do autoconhecimento na infância é possível identificar muitos aspectos da individualidade pessoal e social da criança, bem como reconhecer seus pontos positivos, suas limitações e preferências. O projeto aqui apresentado se utiliza de ferramentas do design gráfico para aproximar as crianças a estas reflexões que por muitas vezes, na cultura ocidental, são evitadas. Para tanto, propõe o redesign do livro de filosofia para crianças escrito por Jostein Gaarder, “Eu me pergunto…”, que traz uma série de perguntas que contribuem para o desenvolvimento do autoconhecimento. A motivação para este projeto veio da análise da narrativa visual da obra, que nos permitiu identificar pontos na comunicação visual que reforçam a conotação negativa do exercício do autoconhecimento. As etapas deste projeto consistiram, portanto, na análise do projeto editorial da obra original, no redesenho de personagens e narrativa visual, na pesquisa de estratégias de interação de ilustrações, na criação de mecanismos pop-up, execução das ilustrações adaptadas aos mecanismos criados, culminando nas etapas de execução do protótipo. O processo completo está aqui documentado.
Abstract: Through self-knowledge in childhood it is possible to identify many aspects of the child’s personal and social individuality, as well as recognize their positive qualities, limitations and preferences. The project presented here uses graphic design tools to bring children closer to such reflections, often avoided in Western culture. To this end, it proposes the redesign of the philosophy book for children written by Jostein Gaarder, “I ask myself…”, which brings a series of questions that contribute to the development of self-knowledge. The motivation for this project came from the book visual narrative analysis, which allowed us to identify points in the visual communication that reinforce the negative connotation of the exercise of selfknowledge. The stages of this project consisted, therefore, in: analyzing the editorial project of the original book, redesigning of characters and visual narrative, researching illustration interaction strategies, creating pop-up mechanisms, developing illustrations adapted to the mechanisms created, and the final prototype. The complete process is documented here.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29572
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Design Gráfico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
livroexperienciafilosofiainfancia.pdf13,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons