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Título: Inclusão de TEA na escola: convivência, experiências e desafios
Título(s) alternativo(s): Inclusion of TEA in school: coexistence, experiences and challenges
Autor(es): Moura, Maira Eduarda Barc de
Orientador(es): Boeno, Rosangela Maria
Palavras-chave: Transtornos do espectro autista
Inclusão escolar
Ensino
Autism spectrum disorders
Mainstreaming in education
Teaching
Data do documento: 31-Mai-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: MOURA, Maíra Eduarda Barc de. Inclusão de TEA na escola: convivência, experiências e desafios. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2022.
Resumo: O presente trabalho trata sobre os impactos causados à comunidade escolar a partir da convivência com crianças com o transtorno do espectro autista (TEA), especificamente com seus pares. Pretende-se demonstrar que a inclusão não traz benefícios somente para os incluídos, mas também para toda a sociedade. Com isso, objetifica-se demonstrar que a inclusão é algo que deve ser cada vez mais presente nas escolas e outros ambientes, de modo a evitar opressões, constrangimentos e exclusão destes indivíduos. além de ensinar e promover desde cedo nas escolas os valores para conviver em sociedade de maneira justa, respeitosa e harmoniosa. Metodologicamente foi realizada uma entrevista com a equipe pedagógica e aplicado um questionário para professores de cinco escolas públicas da Educação Básica, do Ensino Fundamental I, pertencentes à Rede Municipal de Ensino de Dois Vizinhos, que têm alunos com necessidades educacionais especiais inclusos, a fim de obter respostas e dados que demonstrem os efeitos de tal convivência/interação na formação humana da comunidade escolar, ou seja, os efeitos da convivência dos alunos com TEA para aos alunos típicos.
Abstract: The present work addresses the positive impacts caused to the school community from living with children with autism spectrum disorder (ASD), specifically with their peers. It is intended to demonstrate that inclusion does not bring benefits only to those included, but also to society as a whole. Thus, the objective is to demonstrate that inclusion is something that must be increasingly present in schools and other environments, in order to avoid oppression, constraints and exclusion of these individuals. Besides to teaching and promoting from an early age in schools the values to live in society in a fair, respectful and harmonious way. Methodologically, an interview was carried out with teachers and pedagogical staff from five public schools of Basic Education, from the Elementary School, belonging to the Municipal School System of Dois Vizinhos, which have students with special educational needs included, in order to obtain answers and data that demonstrate the effects of such coexistence/interaction in the human formation of the school community, in other words, the effects of the coexistence of students with ASD for typical students.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29582
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