Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29981
Título: Estudo da viabilidade da aplicação de gamificação para a gerência de projetos em fábrica de software
Título(s) alternativo(s): Study of the feasibility of the application of gamification concepts for project management in a software factory
Autor(es): Antoniolli, Jefferson Luiz
Orientador(es): Aikes Junior, Jorge
Palavras-chave: Jogos eletrônicos - Indústria
Motivação no trabalho
Indústria de software
Electronic games industry
Employee motivation
Computer software industry
Data do documento: 13-Ago-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: ANTONIOLLI, Jefferson Luiz. Estudo da viabilidade da aplicação de gamificação para a gerência de projetos em fábrica de software. 2021.Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2021.
Resumo: Esse trabalho teve por objetivo a realização de um estudo de viabilidade em aplicar os conceitos de Gamificação, também conhecido como Ludificação, para possibilidade de obter mais engajamento na realização do controle de tarefas em fábricas de Software. De forma geral, as práticas de Gamificação utilizadas para trazer elementos de jogos para diferentes tipos de ambientes, com o propósito do engajamento de equipes para execução e gestão de suas atividades. Para o desenvolvimento do estudo de viabilidade, foi realizado uma elicitação de requisitos por meio de formulário inicial para entendimento de perfil dos participantes. O estudo de viabilidade dos conceitos de Gamificação foi aplicado a 16 participantes de uma Fábrica de Software com objetivo de verificar a percepção dos participantes. Como resultado, foi possível identificar que a maioria dos participantes classificou a aplicação da Gamificação como motivadora e interessante e o projeto foi considerado viável e foram apresentadas oportunidades de melhoria para o mesmo, fornecendo também algumas sugestões sobre o tema.
Abstract: This work aimed to carry out a feasibility study in applying the concepts of Gamification, also known as Ludification, for the possibility of obtaining more engagement in performing task control in Software factories. In general, the Gamification practices used to bring game elements to different types of environments, with the purpose of engaging teams to carry out and manage their activities. For the development of the feasibility study, an elicitation of requirements was carried out through a form initial for understanding the profile of the participants. The feasibility study of the concepts of Gamification was applied to 16 participants of a Software Factory in order to verify the perception of the participants. As a result, it was possible to identify that most participants classified the application of Gamification as motivating and interesting and the project was considered viable and opportunities for improvement were presented, also providing some suggestions on the subject.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29981
Aparece nas coleções:MD - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gamificacaogerenciafabricasoftware.pdf2,54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.