Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30155
Título: Processos de raciocínio matemático mobilizados por estudantes do 5º ano ao argumentar matematicamente a respeito de figuras geométricas planas
Título(s) alternativo(s): Mathematical reasoning processes mobilized by 5th grade students when arguing mathematically about plane geometric figures
Autor(es): Morais, Rosimeiri da Silva de
Orientador(es): Araman, Eliane Maria de Oliveira
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Problemas, questões, exercícios
Raciocínio
Geometria plana
Mathematics - Study and teaching
Mathematics - Examinations, questions, etc
Reasoning
Geometry, Plane
Data do documento: 27-Set-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: MORAIS, Rosimeiri da Silva de. Processos de raciocínio matemático mobilizados por estudantes do 5º ano ao argumentar matematicamente a respeito de figuras geométricas planas. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
Resumo: Esta pesquisa qualitativa e interpretativa tem, como objetivo, compreender os argumentos matemáticos elaborados por estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Cornélio Procópio, Paraná, Brasil, ao resolverem, de forma colaborativa, uma sequência de tarefas exploratórias envolvendo figuras geométricas planas. Como questões de pesquisa, elencamos: (i) quais conceitos matemáticos são utilizados por estudantes do 5º ano ao argumentar matematicamente a respeito de figuras geométricas planas? (ii) quais processos de raciocínio matemático sustentam essa argumentação? Para isso, apresentamos um estudo teórico sobre o raciocínio matemático e seus processos, sobre tarefas exploratórias e seu potencial para o raciocínio matemático e sobre o ensino de Geometria Plana nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa segue os pressupostos metodológicos da Investigação Baseada em Design. Os dados foram coletados por meio de observação dos participantes apoiada em gravações de áudio e vídeo e pela coleta dos registros escritos feitos pelos alunos durante a resolução das tarefas. Os dados foram analisados a partir da transcrição das discussões entre duas duplas de alunos e discutidos à luz da fundamentação teórica. Como resultados, destacamos que as tarefas de caráter exploratório aplicadas nesta pesquisa contribuíram para o desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos, possibilitando, a partir de argumentações entre as duplas e com o professor, o desenvolvimento dos conceitos relacionados de Geometria Plana e o desenvolvimento de alguns processos de raciocínio matemático: conjecturar, comparar, classificar, justificar e generalizar.
Abstract: This qualitative and interpretative research aims to understand the mathematical arguments developed by 5th grade students from a public school in Cornélio Procópio, Paraná, Brazil, when they collaboratively solve a sequence of exploratory tasks involving plane geometric figures. As research questions we listed: (i) what mathematical concepts are used by 5th grade students when making mathematical arguments about plane geometric figures? (ii) what mathematical reasoning processes support these arguments? For this, we present a theoretical study on mathematical reasoning and its processes, on exploratory tasks and their potential for mathematical reasoning, and on the teaching of plane geometry in the Early Years of Elementary School. The research follows the methodological assumptions of Design-Based Research. Data was collected through participant observation supported by audio and video recordings and also by collecting the written records made by the students while solving the tasks. The data were analyzed from the transcript of the discussions between two pairs of students and discussed in light of the theoretical foundation. We conclude that the exploratory tasks applied in this research contributed to the development of mathematical reasoning of the students, enabling arguments between pairs and with the teacher, the development of related concepts of plane geometry specifically related to the area and perimeter of plane figures. Opportunity to develop the processes of mathematical reasoning: conjecture, compare, classify justify, and generalize.
Descrição: Acompanha: Uma sequência de tarefas exploratórias no geoplano
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30155
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
raciociniomatematicogeometricasplanas.pdf4,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
raciociniomatematicogeometricasplanas_produto.pdf1,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons