Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30263
Título: A transição do ensino presencial para o ensino remoto durante a pandemia COVID-19: algumas considerações sobre o ensino de Matemática
Título(s) alternativo(s): The transition from presential to remote teaching during the COVID-19 pandemic: some considerations about mathematics teaching
Autor(es): Oliveira, Vinicius Gabriel Carvalho de
Orientador(es): Araújo, Angelita Minetto
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
COVID-19 (Doença)
Ensino auxiliado por computador - Matemática
Tecnologia educacional
Mathematics - Study and teaching
COVID-19 (Disease)
Computer-assisted instruction - Mathematics
Educational technology
Data do documento: 7-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: OLIVEIRA, Vinicius Gabriel Carvalho de. A transição do ensino presencial para o ensino remoto durante a pandemia COVID-19: algumas considerações sobre o ensino de Matemática. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo descrever como a pandemia COVID-19 afetou o ensino de matemática no Ensino Fundamental – anos finais – e quais e de que forma as Tecnologias Digitais auxiliaram as aulas remotas de matemática nas escolas públicas e privadas, verificando as dificuldades encontradas ao longo da transição do ensino presencial para o ensino remoto. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, por meio de um estudo bibliográfico. Para descrever como a pandemia afetou o ensino durante esse período, apresentamos as medidas aplicadas pelos estados com o objetivo de minimizar as perdas educacionais e dar continuidade ao ano letivo. Como resultados desse estudo evidencia-se que uma das principais dificuldades de transição do ensino presencial para o remoto foi a indisponibilidade de recursos, principalmente, para as escolas públicas e, a importância das tecnologias digitais estarem presentes no âmbito escolar, bem como a possibilidade de formação continuada aos professores para utilizar tais ferramentas, a fim de viabilizar a implementação destes recursos dentro e fora das escolas.
Abstract: The present work aims to describe how the COVID-19 pandemic affected the Mathematics teaching in the final years of elementary school and which (and how) the Digital Technologies helped the remote Math classes in public and private schools, checking the difficulties found over the transition from presential to remote teaching. For that, we conducted a qualitative research, through a bibliographic study. In order to describe how the pandemic affected the teaching during this period, we present the actions taken by the states with the objective of minimizing learning losses and continue the school year. As a result of this study, it is evident that one of the major difficulties in transitioning from presential to remote teaching was the lack of resources, mainly for public schools and, the value of the Digital Technologies being present in the school contexto, as well as tyhe possibility of continued education of teachers to use those tools, in order to enable the implementation of these resources in and out the school.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30263
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
transicaoensinopandemiamatematica.pdf598,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons