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Título: Avaliação das condições de superfície do pavimento da PR-239 no trecho entre os municípios de Toledo e Assis Chateaubriand - PR
Título(s) alternativo(s): Evaluation of the surface of the conditions of the pavement of the PR-239 in the stretch between the municipalities of Toledo and Assis chateaubriand - PR
Autor(es): Malfato, Gabriel Henrico
Orientador(es): Silva, Elmagno Catarino Santos
Palavras-chave: Engenharia de tráfego
Pavimentos - Defeitos
Pavimentos - Manutenção e reparos
Drenagem de rodovias
Traffic engineering
Pavements - Defects
Pavements - Maintenance and repair
Road drainage
Data do documento: 4-Mai-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: MALFATO, Gabriel Henrico. Avaliação das condições de superfície do pavimento da PR-239 no trecho entre os municípios de Toledo e Assis Chateaubriand – PR. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2021.
Resumo: Os meios de transportes são tratados como elementos essenciais para expansão e desenvolvimento da capacidade produtiva. Dessa forma, torna-se necessário realizar a manutenção de rodovias, visando proporcionar maior segurança e conforto aos usuários, contribuindo diretamente para o desenvolvimento regional, geração de empregos, renda e melhoria das condições de vida da população da cidade e do campo. No entanto, estudos publicados por diversos órgãos demonstram que a grande parte da malha rodoviária brasileira apresenta alto grau de precariedade. O presente trabalho propõe um estudo sobre o atual estado de conservação do pavimento flexível da rodovia PR-239, via que liga os municípios de Toledo-PR e Assis Chateaubriand-PR, localizados na região oeste do estado do Paraná. Para obter resultados pertinentes ao estudo foram realizados: cálculos do índice de gravidade global, estudos de tráfego, tabelamento de dados de índice pluviométrico, análises do sistema de drenagem e relatórios fotográficos. Após a coleta e análise de dados foram pautadas as principais causas e origens das patologias encontradas. Um dos erros mais proeminentes é a falta de um sistema de drenagem eficiente para o alto índice pluviométrico observado na região. No que se refere à avaliação objetiva o pavimento foi classificado como péssimo. Por fim, foram propostas algumas medidas e ações mitigadoras com a finalidade de contribuir na resolução dos problemas encontrados.
Abstract: Transport is treated as essential elements for the expansion and development of production capacity. Thus, it is necessary to carry out the maintenance of highways, aiming to provide greater safety and comfort to users, contributing directly to regional development, job creation, income and improvement of living conditions of the population of the city and countryside. However, studies published by several agencies show that the large part of the Brazilian road network has a high degree of precariousness. The present work proposes a study on the current state of conservation of the PR-239 flexible highway pavement, a road that connects the municipalities of Toledo-PR and Assis Chateaubriand-PR, located in the western region of the state of Paraná. To obtain results relevant to the study, the following were performed: calculations of the overall severity index, traffic studies, tableting of rainfall index data, drainage system analyses and photographic reports. After data collection and analysis, the main causes and origins of the pathologies found were based. One of the most prominent errors is the lack of an efficient drainage system for the high rainfall index observed in the region. With regard to objective evaluation, the pavement was classified as terrible. Finally, some mitigating measures and actions were proposed in order to contribute to the resolution of the problems encountered.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30288
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