Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30355
Título: Desenvolvimento de uma mesa fresadora didática utilizando comando numérico computadorizado para produção de placas de circuito impresso
Título(s) alternativo(s): Development of a didactic milling table with computerized numerical control for the production of printed circuit boards
Autor(es): Lara, Ederson Marchioro
Orientador(es): Granza, Marcelo Henrique
Palavras-chave: Máquinas-ferramenta - Controle numérico - Programação
Fresadoras
Circuitos impressos
Machine-tools - Numerical control - Programming
Milling machinery
Printed circuits
Data do documento: 5-Dez-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Guarapuava
Citação: LARA, Ederson Marchioro. Desenvolvimento de uma mesa fresadora didática utilizando comando numérico computadorizado para produção de placas de circuito impresso. 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2022.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo desenvolver o projeto de uma fresadora CNC para confecção de placas de circuito impresso, para ser utilizada em laboratório, facilitando o entendimento de comandos numéricos programáveis e auxiliando na preparação de placas de qualidade. Inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica sobre os principais conceitos sobre Fresadora CNC e placas de circuito impresso. Segundo a literatura, os sistemas CNC podem ser inseridos como um diferencial no processo de fabricação de placas de circuito impresso pelo resultado apresentado na aplicação. Conclusão: O projeto foi construído para atender uma demanda didática para estudantes universitários. Para tanto apresentou um baixo custo com o orçamento de R$462.00, e também com materiais de doação e de reaproveitamento.O projeto foi dividido em três partes: parte elétrica, mecânica e programação. A elétrica é a ligação entre os componentes elétricos motores e placas. A mecânica é toda a estrutura da CNC, onde estão os motores, guias e fusos. A programação realiza os movimentos da máquina CNC e a usinagem através dos programas de interface de comunicação do software com o hardware. O ponto positivo desse projeto foi além de facilitar a didática em sala de aula, também a possibilidade de tornar as aulas práticas mais interessantes e objetivas, fazendo com que mais projetos possam ser desenvolvidos em laboratório pelos alunos.
Abstract: The present study aimed to develop the design of a CNC milling machine for making printed circuit boards, to be used in the laboratory, facilitating the understanding of programmable numerical commands and assisting in the preparation of quality plates. Initially, a bibliographic review was carried out on the main concepts about CNC milling and printed circuit boards. According to the literature, CNC systems can be inserted as a differential in the printed circuit board manufacturing process by the result presented in the application. Conclusion: The project was built to meet a didactic demand for university students. Therefore, it presented a low cost with a budget of R $ 462.00, and also with donation and reuse materials. The project was divided into three parts: electrical, mechanical and programming. The electrical is the connection between the electrical components, motors and plates. Mechanics are the entire structure of the CNC, where the motors, guides and spindles are. The programming performs the movements of the CNC machine and the machining through the software communication interface programs with the hardware. The positive point of this project was, in addition to facilitating didactics in the classroom, also the possibility of making practical classes more interesting and objective, allowing more projects to be developed in the laboratory by students.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30355
Aparece nas coleções:GP - Tecnologia em Sistemas para Internet

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mesacncplacascircuito.pdf3,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons