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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30425
Título: | Análise fluidodinâmica computacional de winglets |
Título(s) alternativo(s): | Computational fluid dynamics analysis of winglets |
Autor(es): | Kuroda, Rodrigo Kenji Rodrigues |
Orientador(es): | Dalmas, Sergio |
Palavras-chave: | Aerodinâmica Fluidodinâmica computacional Engenharia mecânica Aerodynamics Computational fluid dynamics Mechanical engineering |
Data do documento: | 19-Dez-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Guarapuava |
Citação: | KURODA, Rodrigo Kenji Rodrigues. Análise fluidodinâmica computacional de winglets. 2022. 113 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2022. |
Resumo: | Um winglet é um dispositivo usado nas pontas das asas para melhorar a eficiência aerodinâmica da aeronave através da diminuição do arrasto induzido e, por consequência, a diminuição de vórtices. Nesse trabalho será proposto um estudo de modelagem e análise de dois diferentes tipos de winglets – blended e split – com diferentes diedros, a diferentes ângulos de ataque. A etapa da modelagem será feita por meio de um software de CAD e consiste em desenhar os winglets acoplados a ponta de uma asa. Após a modelagem, as asas serão importadas para o software de fluidodinâmica computacional em questão - no caso, o ANSYS Fluent - onde serão feitas as simulações dos coeficientes de arrasto e sustentação, e também serão verificadas a intensidade dos vórtices formados. Essas simulações serão comparadas entre si - blended versus split – como também serão contrapostas com uma asa sem winglet que fará o papel de controle. |
Abstract: | A winglet is a device used on the wingtips to improve the aerodynamic efficiency of the aircraft by decreasing the induced drag and, therefore, reduce the vortices. In this work, it will be modeled and analyzed two different types of winglets - blended and split – with different cant angles and different angles of attack. The modeling part of the work will be done using a CAD software to draw the winglets into the wing tip. After modeling, the wings will be imported into the Computational Fluid Dynamics software - in this case, ANSYS Fluent – to simulate the drag and lift coefficients, and verify the intensity of the vortices formed. These simulations will be compared with each other – blended versus split - and they will also be compared with a winglet-free wing that will be the experimental control. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30425 |
Aparece nas coleções: | GP - Engenharia Mecânica |
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