Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3043
Título: Analisando e contribuindo com o ensino de matemática financeira em nível básico
Título(s) alternativo(s): Analysing and contributing to financial mathematics teaching at basic level
Autor(es): Fellini, Eperson Albino
Orientador(es): Silva, Rômel da Rosa da
Palavras-chave: Matemática financeira
Educação financeira
Matemática - Estudo e ensino
Business mathematics
Financial literacy
Mathematics - Study and teaching
Data do documento: 27-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: FELLINI, Eperson Albino. Analisando e contribuindo com o ensino de matemática financeira em nível básico. 2017. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.
Resumo: Neste trabalho encontra-se uma pesquisa bibliográfica, foram consultados os Parâmetros Curriculares Nacionais, o Programa Nacional dos Livros Didáticos, artigos sobre Educação Financeira e Letramento Financeiro com o objetivo principal de apresentar uma proposta para ensino da Matemática Financeira na Educação Básica, com situações do dia a dia dos alunos, contribuindo com a sua Educação Financeira, para que eles saibam, por exemplo, a melhor opção em uma compra ou em um investimento. Mais importante do que decorar fórmulas é desenvolver uma visão contextualizada da importância da Matemática Financeira na formação do aluno como cidadão.
Abstract: In this work, a bibliographic research was conducted, where the National Curricular Parameters, the National Textbook Program, articles on Financial Education and Financial Literacy were consulted, with the main objective of presenting a proposal for teaching Financial Mathematics in Basic Education, with situations from the day to day of the students, contributing with their Financial Education, so that they know, for example, the best option in a purchase or an investment. More important than decorating formulas is to develop a contextualized view of the importance of Financial Mathematics in the student´s formation as a citizen.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3043
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_PROFMAT_M_Fellini, Eperson Albino_2017.pdf1,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.