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Título: Análise comparativa de propriedades mecânicas de um trilho de trem em suas condições normais e com tratamento térmico
Título(s) alternativo(s): Comparative analysis of mechanical properties of a train track in its normal conditions and with heat treatment
Autor(es): Zago, Janaina
Orientador(es): Przybysz, Aldo
Palavras-chave: Aço - Tratamento térmico
Ferrovias - Trilhos
Engenharia mecânica
Steel - Heat treatment
Railroads - Rails
Mechanical engineering
Data do documento: 8-Dez-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Guarapuava
Citação: ZAGO, Janaina. Análise comparativa de propriedades mecânicas de um trilho de trem em suas condições normais e com tratamento térmico. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2022.
Resumo: A malha ferroviária brasileira possui capacidade de ampliação e os trilhos, que são elementos da superestrutura da via permanente, necessitam ter dureza, tenacidade, elasticidade e resistência à flexão para exercer sua função. Os trilhos de trem podem ser constituídos de aço carbono, aço-liga, como também de aço tratado, possuem alto teor de carbono e vêm do processo de laminação. Pensando no melhoramento desses trilhos, uma opção que pode modificar essas propriedades é o tratamento térmico. No presente estudo foi analisada a mudança de algumas propriedades mecânicas no trilho que não passou por tratamento e após o tratamento térmico. Para tanto, foram realizados ensaios de dureza, ensaio de compressão e metalografia para analisar a microestrutura com o material cru e após tratamento de têmpera e recozimento. Os dados obtidos através da pesquisa foram comparados à bibliografia sobre o tema, e assim, pode-se concluir que com tratamento de têmpera ocorreu o aumento da dureza, aumento da resistência à compressão e uma mudança na microestrutura observando a presença de martensita. Já com tratamento de recozimento, ocorreu a diminuição da dureza e da resistência a compressão e, por fim, a microestrutura continuou sendo perlita, podendo ser observado uma distância entre as lamelas.
Abstract: The Brazilian railway network has the capacity to expand and the rails, which are elements of the superstructure of the permanent way, need to have hardness, tenacity, elasticity and resistance to bending to perform their function. Train tracks can be made of carbon steel, alloy steel, as well as treated steel, have a high carbon content and come from the lamination process. Thinking about the improvement of these rails, an option that can modify these properties is the heat treatment. In the present study, the change of some mechanical properties in the rail that did not undergo treatment and after heat treatment was analyzed. For this purpose, hardness tests, compression tests and metallography were carried out to analyze the microstructure with the raw material and after tempering and annealing treatment. The data obtained through the research were compared to the bibliography on the subject, and thus, it can be concluded that with tempering treatment there was an increase in hardness, an increase in compressive strength and a change in the microstructure observing the presence of martensite. With the annealing treatment, however, there was a decrease in hardness and compressive strength and, finally, the microstructure continued to be pearlite, with a distance between the lamellae being observed.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30457
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