Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3052
Título: Análise dos impactos da participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) para a formação dos professores orientadores e alunos medalhistas das regiões oeste e sudoeste do Paraná
Título(s) alternativo(s): Analysis of the impacts of the participation in the Brazilian Mathematics Olympiad in Public Schools (OBMEP in Portuguese) concerning the formation of guiding teachers and medal Winner students from the west and southwest regions of the Paraná state
Autor(es): Wiest, Debora Daiana Klering
Orientador(es): Sobrado Suárez, Fredy Maglorio
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Matemática
Escolas públicas
Professores - Formação
Mathematics - Study and teaching
Mathematics
Public schools
Teachers, Training of
Data do documento: 30-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: WIEST, Debora Daiana Klering. Análise dos impactos da participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) para a formação dos professores orientadores e alunos medalhistas das regiões oeste e sudoeste do Paraná. 2017. 238 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma análise sobre a participação de alunos medalhistas e professores orientadores das regiões oeste e sudoeste do Paraná na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e, posteriormente, no Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). O intuito foi analisar os impactos dessas participações na formação dos docentes e estudantes pesquisados, de averiguar se os objetivos da OBMEP estão sendo alcançados e de investigar a utilização de tal olimpíada como ferramenta auxiliadora no processo de ensino e aprendizagem de Matemática nas escolas públicas. Foi descrita a origem e o desenvolvimento histórico das olimpíadas, em especial as de Matemática; as nuances do processo de ensino e aprendizagem dessa ciência e o detalhamento de informações sobre as olimpíadas nacionais de Matemática existentes no Brasil, principalmente a OBMEP. Complementado por uma pesquisa exploratória, o presente estudo verificou, por meio da aplicação de questionários, como ocorrem as atuações dos sujeitos da pesquisa na olimpíada e no PIC e quais as possíveis vantagens e desvantagens acarretadas para a formação dos mesmos, além de apontar qualidades e lacunas no funcionamento da OBMEP bem como sugestões para o aprimoramento do programa. Os resultados sinalizam positivamente para a utilização das olimpíadas como método complementar em sala de aula quando planejado e almejado por professores em parceria com as instituições de ensino, agregando valor ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática.
Abstract: This research presents an analysis of the participation of the medal winner students and guiding teachers from the west and southwest regions of the state of Paraná, in the Brazilian Mathematics Olympiad in Public Schools (OBMEP in Portuguese) and, subsequently, in the Program Scientific Initiation Jr (PIC in Portuguese). Aiming at analyzing the impact of these participations on the formation of the teachers and on the students researched, investigating whether the goals of the OBMEP are being achieved and examining the utilization of the Olympiad as a tool in the process of teaching and learning of Mathematics in public schools. It is described here the origin and the historical development of the Olympiads, especially the mathematical ones; the nuances of the teaching and learning process of this science and detailed information on the national Olympiads of Mathematics that occur in Brazil, mainly the OBMEP. Complemented by an exploratory research, the present study verified, through the application of questionnaires, how the subjects of this research act in the Olympiad and at the PIC as well as what are the possible advantages and disadvantages entailed to their formation, in addition to pointing at the qualities and lacking points in the organization of the OBMEP as well as suggestions for the enhancement of the program. The results signal positively to the utilization of the Olympiads as a complementary educational method in class when planned and aimed by teachers in tandem with the educational institutions, adding value to the process of teaching and learning of Mathematics.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3052
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_PROFMAT_M_Wiest, Debora Daiana Klering_2017.pdf46,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.