Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30593
Título: Contribuições da formação continuada com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade para alfabetização científica e tecnológica em espaços e ambientes da educação infantil
Título(s) alternativo(s): Contributions of continuing education with a Science, Technology and Society focus to scientific and technological literacy in spaces and environments of childhood education
Autor(es): Paula, Andresa Aparecida de
Orientador(es): Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto
Palavras-chave: Ciência - Aspectos sociais
Tecnologia - Aspectos sociais
Ciência - Estudo e ensino
Alfabetização
Educação de crianças
Professores - Formação
Ambiente escolar
Science - Social aspects
Technology - Social aspects
Science - Study and teaching
Literacy
Early childhood education
Teachers, Training of
School environment
Data do documento: 5-Out-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: PAULA, Andresa Aparecida de. Contribuições da formação continuada com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade para alfabetização científica e tecnológica em espaços e ambientes da educação infantil. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições da formação continuada de professores da Educação Infantil (EI), mediando os conhecimentos científicos e tecnológicos em um enfoque Ciências, Tecnologia e Sociedade (CTS) para práticas realizadas nos espaços e ambientes visando a Alfabetização Cientifica e Tecnológica (ACT). Assim, buscou-se nas bases teóricas o entendimento acerca dos temas que abordam esses assuntos. Iniciou-se destacando a construção histórica sobre a criança, infância e Educação Infantil no Brasil, bem como foram trazidos os documentos norteadores, que demonstram seus avanços e conquistas. Discutiu-se sobre a potencialidade dos espaços e ambientes mediante a sua organização, a formação continuada de professores envolvendo os conhecimentos científicos e tecnológicos a partir de um enfoque CTS, visando a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT). A pesquisa foi realizada com 74 pessoas, nove (9) professoras e sessenta e cinco (65) alunos, de um Centro Municipal de Educação Infantil do Município de Ponta Grossa. Trata-se de uma pesquisa aplicada, cuja abordagem metodológica foi a qualitativa, com delineamento na observação participante de natureza interpretativa e de intervenção. Para a coleta de dados foram utilizados: questionários às professoras, observação e anotações de lembranças durante as formações, propostas de ação elaboradas pelas professoras, gravações de áudio, vídeo, fotos e questionário destinado às famílias por sua participação emergente na condução das propostas com as crianças, devido ao período pandêmico da Covid-19, visto que as aulas foram realizadas em casa, de maneira remota. Todos os dados foram analisados na perspectiva da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016), emergindo as seguintes categorias: Conhecer para intervir; Formação continuada: o que pensam as professoras; Espaços e ambientes como lócus de ensino e aprendizagem; Professoras em ação: momentos de conhecimento; Percepção das famílias; Evidências da FC pelas professoras: concepções finais. Os principais resultados evidenciaram o papel importante que a formação continuada exerce, apontando como necessária a intenção de despertar reflexões e discussões sobre as relações sociais da ciência e da tecnologia promovendo a ACT, para que os conhecimentos científicos e tecnológicos sejam trabalhados desde a EI. O enfoque CTS se constitui em caminho possível na maneira de trabalhar dos professores, contribuindo na mudança de comportamento, levando as crianças a serem protagonistas e ativas na construção de seus conhecimentos, desenvolvendo senso crítico e atitudes mais conscientes e responsáveis em relação às questões científicas e tecnológicas ao longo de sua vida. Destaca-se também que houve um melhor desenvolvimento por parte dos professores que já tinham participado de outras FC sobre a temática, reforçando a necessidade de se prover FC e oportunizar o aprofundamento teórico e metodológico tão necessários para a prática docente. Como produto desse trabalho foi elaborado um e-book com o objetivo de servir de apoio para a prática pedagógica com enfoque CTS de outros docentes.
Abstract: This paper aims to analyze the contributions of continuing education for Childhood Education (CE) teachers, mediating scientific and technological knowledge in a Science, Technology and Society (STS) approach for practices carried out in spaces and environments aimed at Scientific and Technological Literacy (STL). Thus, it was sought in the theoretical bases the understanding about the themes that address these issues. It began by highlighting the historical construction about the child, childhood, and Childhood Education in Brazil, as well as the guiding documents that demonstrate its advances and achievements. We discussed the potentiality of spaces and environments through their organization, the continuing education of teachers involving scientific and technological knowledge from a STS approach, aiming at Scientific and Technological Literacy (STL). The research was conducted with 74 people, nine (9) teachers and sixty-five (65) students, from a Municipal Center for Childhood Education in the city of Ponta Grossa. This is applied research, whose methodological approach was qualitative, based on participant observation. For data collection were used: questionnaires to the teachers, observation and notes of recollections during the trainings, action proposals elaborated by the teachers, audio and video recordings, photos and questionnaire to the families for their emergent participation in the conduction of proposals with the children, due to the Covid-19 pandemic period, since the classes were held at home, remotely. All data were analyzed from the perspective of Content Analysis (BARDIN, 2016), emerging the following categories: Knowing to intervene; Continuing education: what teachers think; Spaces and environments as locus of teaching and learning; Teachers in action: moments of knowledge; Perception of families; Evidence of CF by teachers: final conceptions. The main results highlighted the important role that continuing education plays, pointing out as necessary the intention to awaken reflections and discussions about the social relations of science and technology promoting the STL, so that scientific and technological knowledge are worked since EI. The STS approach is a possible path in the way teachers work, contributing to behaviorchange, leading children to be protagonists and active in the construction of their knowledge, developing critical sense and more conscious and responsible attitudes towards scientific and technological issues throughout their lives. It is also noteworthythat there was a better development on the part of teachers who had already participated in other CF on the subject, reinforcing the need to provide CF and provide opportunities for the theoretical and methodological deepening so necessary for teaching practice. As a product of this research, an e-book was prepared with the aim of serving as support for pedagogical practice with an STS focus for other teachers.
Descrição: Acompanha produção técnica: Espaços e ambientes da educação infantil sob enfoque CTS: caminhos possíveis para a ACT
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30593
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
formacaocontinuadactsact.pdf7,41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
educacaoinfantilenfoquects_produto.pdf6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons