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Título: Clash of math: design de um jogo pedagógico digital para o ensino de história da matemática
Título(s) alternativo(s): Clash of Math: design of a digital pedagogical game for teaching the History of Mathematics
Autor(es): Spohr, Ana Maria Costa
Orientador(es): Merli, Renato Francisco
Palavras-chave: Matemática - Historiografia
Jogos educativos
Ensino auxiliado por computador
Mathematics - Historiography
Educational games
Computer-assisted instruction
Data do documento: 23-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: SPOHR, Ana Maria Costa. Clash of math: design de um jogo pedagógico digital para o ensino de história da matemática. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2022.
Resumo: Desde a Educação Básica, existe uma dissociação entre o aprendizado e o prazer, ou seja, no imaginário das pessoas, aprender é chato. No Ensino Superior, não é diferente; nas licenciaturas, por exemplo, são discutidas metodologias que abordam a matemática por meio do lúdico, mas que raramente são utilizadas nas próprias disciplinas. Este trabalho visa contribuir com a melhoria do ensino e da aprendizagem na disciplina de História da Matemática de um curso de Licenciatura em Matemática. O foco deste trabalho está no desenvolvimento do design de um jogo digital pedagógico, que proporcione o aprendizado dos conteúdos matemáticos de modo prazeroso e baseados na História da Matemática. Inicialmente, foram realizados estudos sobre design de Games e de games pedagógicos, bem como sobre a História da Matemática. Na sequência, e a partir do referencial teórico investigado, o design do jogo foi elaborado. O design desenvolvido foi pensado para um jogo digital, mas, com algumas adaptações, ele pode ser confeccionado fisicamente e utilizado em sala de aula. Como resultado da pesquisa, espera-se que o jogo contribua positivamente para a aprendizagem dos conteúdos de matemática historicamente constituídos.
Abstract: Since Basic Education, there has been a dissociation between learning and pleasure, that is, in people’s imagination, learning is boring. In Higher Education, it is no different; in undergraduate courses, for example, methodologies are discussed that approach mathematics through play, but these are rarely used in the disciplines themselves. This work aims to contribute to the improvement of teaching and learning in the History of Mathematics subject of a Mathematics Degree course. The focus of this work is on the development of the design of a pedagogical digital game, which provides the learning of mathematical content in a pleasant way and based on the History of Mathematics. Initially, studies were carried out on game design and pedagogical games, as well as on the History of Mathematics. Subsequently, and from the theoretical framework investigated, the game design was elaborated. The developed design was thought for a digital game, but, with some adaptations, it can be physically made and used in the classroom. As a result of the research, it is expected that the game will contribute positively to the learning of historically constituted mathematics content.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30648
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