Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30650
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Jessica Cristina Pereira da-
dc.date.accessioned2023-02-27T20:36:03Z-
dc.date.available2023-02-27T20:36:03Z-
dc.date.issued2022-06-27-
dc.identifier.citationSILVA, Jéssica Cristina Pereira da. Recursos para o desenvolvimento do conhecimento matemático na educação infantil: um foco nas Big Ideas em matemática. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30650-
dc.description.abstractConsidering that Mathematics is a field of knowledge structured by a set of connected ideas, and not only related to single topics, this work focuses on the Kindergarten teaching and learning essential mathematical concepts that could (and should) be presented and explored at this level. The “Big Ideas in Mathematics” are very important for the development of children's mathematical skills, and, considering the teacher’s role in the process of organizing and providing adequate opportunities for children, it is essential to focus on the teacher's practice on teaching (with and for) “Big Ideas”. This leads to the explicitation of how children build their knowledge and develop their mathematical skills. In this sense, reflections on teaching and learning Mathematics should be considered one of the main foci at Kindergarten, since in this stage crucial elements for a full development of children's logical-mathematical reasoning are established and grounded. Considering that the teacher's mathematical and pedagogical knowledge directly impacts on the students' learning, in this work the teacher's knowledge related to Big Ideas in Mathematics plays a central role in the context of designing tasks for developing children’s Big Ideas on Mathematics. In this sense, as a way of contributing to teacher’s professional development, this work presents a set of tasks focusing on the Big Ideas on Mathematics on “number sense”, “quantification”, “comparison” and “measurement”.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectJogos no ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectGames in mathematics educationpt_BR
dc.titleRecursos para o desenvolvimento do conhecimento matemático na educação infantil: um foco nas Big Ideas em matemáticapt_BR
dc.title.alternativeResources for developing kindergarten’s chidren mathematical knowledge: a focus on the Big Ideas in Mathematicspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoConsiderando que a Matemática é estruturada por um conjunto composto por grandes ideias conectadas, e não apenas por tópicos, neste trabalho, enfoca-se o seu ensino, particularmente na etapa da Educação Infantil, ressaltando alguns conceitos matemáticos essenciais que podem (e devem) ser apresentados e explorados já nessa etapa, destacando-se o papel que as “Grandes Ideias em Matemática” (Big Ideas in Mathematics, no termo inglês) possuem no desenvolvimento das capacidades matemáticas dos alunos. Destaca-se o papel do professor no que se refere à organização e oferecimento de diversas e adequadas oportunidades para que as crianças experimentem, observem, reflitam e verbalizem seus raciocínios, explicitando, assim, a forma como constroem seus conhecimentos e desenvolvem suas capacidades matemáticas. Por isso, levantam-se reflexões sobre a Educação Infantil enquanto etapa primordial em que se estabelecem e se fundamentam os elementos cruciais para um desenvolvimento pleno do pensamento lógico-matemático das crianças. Considerando-se que os conhecimentos matemáticos e pedagógicos do professor impactam, diretamente, as aprendizagens dos estudantes, discute-se o papel que o conhecimento do professor, referente às Big Ideas em Matemática, exerce na escolha e construção/adaptação de materiais didáticos potentes para o desenvolvimento dessas capacidades matemáticas. Nesse sentido, como forma de contribuir para a própria formação do professor que ensina matemática na Educação Infantil, apresenta-se um conjunto de tarefas para a sala de aula com foco nas Big Ideas matemáticas de “sentido de número”, “quantificação” e "comparação'' e "medição".pt_BR
dc.degree.localToledopt_BR
dc.publisher.localToledopt_BR
dc.contributor.advisor1Caldatto, Marlova Estela-
dc.contributor.advisor-co1Policastro, Milena Soldá-
dc.contributor.referee1Policastro, Milena Soldá-
dc.contributor.referee2Merli, Renato Francisco-
dc.contributor.referee3Vertuan, Rodolfo Eduardo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
conhecimentomatematicoeducacaoinfantil.pdf5,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons