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Título: Ferramenta para auxílio no ensino e avaliação de pronúncia de língua inglesa baseada em speech-to-text e spaced repetition
Título(s) alternativo(s): Computer-assisted tool for teaching and evaluation of English based on speech to text and spaced repetition
Autor(es): Pereira, Thiago Alexsander da Costa
Orientador(es): Kawamoto, André Luiz Satoshi
Palavras-chave: Reconhecimento automático da voz
Ensino auxiliado por computador
Língua inglesa - Pronúncia
Banco de dados
Automatic speech recognition
Computer-assisted instruction
English language - Pronunciation
Data bases
Data do documento: 13-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: PEREIRA, Thiago Alexsander da Costa. Ferramenta para auxílio no ensino e avaliação de pronúncia de língua inglesa baseada em speech-to-text e spaced repetition. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022.
Resumo: A língua inglesa tem uma grande importância na atualidade. Essa importância se reflete inclusive na área de Computação, onde os termos em inglês são amplamente utilizados como jargões, nomeando dispositivos, componentes do computador e profissionais, entre outras coisas. Apesar disso, no Brasil boa parte da população, incluindo os profissionais da Computação, não tem conhecimento da língua inglesa. Para diminuir esse problema existem aplicativos voltados ao ensino de um segundo idioma, porém esses aplicativos concentram-se principalmente na gramática e listening, desconsiderando um aspecto muito importante: a pronúncia. O presente trabalho apresenta o processo de criação de uma ferramenta para auxiliar aprendizes de inglês na retenção de vocabulário e pronúncia correta de termos técnicos da Computação. Além disso, essa ferramenta pode ser útil para professores pois fornece subsídios para identificar as dificuldades dos alunos e ajudar o processo de ensino como um todo.
Abstract: Currently the English language is the most predominant language in the world. This also reflects on the Computer Science field, where English terms are used for, terminology, device names, component and professionals. Although, in Brazil most of the population, including professionals in the Computer Science field, do not know how to speak English. Apps to reduce this issue exist, but the majority of those apps are focused on grammar and listening, disregarding the pronunciation aspect of learning a new language. This article presents the creation of a computer assisted language learning tool for pronunciation and retention of Computer related terms in English. This tool may also be useful for teachers to identify the difficulties of English pronunciation.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30726
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