Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30744
Título: Estudo de caso de aditivos poliméricos ao asfalto: aplicação de PMQP CAP 65/90 com adição de SBS na SP-300
Título(s) alternativo(s): Study of polymeric additives to asphalt: application of PMQP CAP 65/90 with addition of SBS in SP-300
Autor(es): Octaviano, Alexandre Piscioneri
Orientador(es): Gidrão, Gustavo de Miranda Saleme
Palavras-chave: Asfalto
Polímeros
Rodovias
Asphalt
Polymers
Roads
Data do documento: 16-Dez-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Guarapuava
Citação: OCTAVIANO, Alexandre Piscioneri. Estudo de caso de aditivos poliméricos ao asfalto: aplicação de PMQP CAP 65/90 com adição de SBS na SP-300. 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2022.
Resumo: Considerando as rodovias o principal meio de transporte e que quase 50% das rodovias brasileiras encontram-se em situação abaixo da ideal. Mostra-se necessário o estudo de tecnologias e métodos que permitam melhor qualidade e durabilidade para as rodovias brasileiras. O estudo de caso considera as obras realizadas na Rodovia Marechal Candido Rondon, SP-300, nos anos de 2020 até 2022 de reparos na rodovia com PMQP CAP 65/90 com adição de SBS NA SP-300. A metodologia se baseou nas normas do DNIT. A mistura asfáltica proposta foi capaz de atender a todos os requisitos mínimos estabelecidos através de seus corpos de prova e dos testes em sua execução. Se mostrou uma alternativa construtivamente e tecnicamente viável com resultados mais favoráveis que as misturas asfálticas tradicionais. A resistência à tração resultou em 0,87 MPA. Enquanto estabilidade equivalente foi de 11898,81N, correspondente a 340% do valor mínimo estabelecido. Para a fluência a média foi de 3,22 mm equivalente a 161% do valor mínimo estabelecido. O índice de vazios permitiu avaliar que para a compactação quanto a execução pode-se seguir ao sistema tradicional e resultou em índices finais de 3,885%, 4,100%, 4,075% conforme o estabelecido pela norma entre 3 a 5%.
Abstract: Considering that highways are the main means of transport and that almost 50% of Brazilian highways are in a less than ideal situation. It is necessary to study technologies and methods that allow better quality and durability for Brazilian highways. The case study considers the intervention on the Marechal Candido Rondon Highway, SP-300, in the years 2020 to 2022 of repairs on the highway with PMQP CAP 65/90 with the addition of SBS NA SP-300. The methodology was based on DNIT norms. The proposed asphalt was able to meet all the minimum requirements established through its test specimens and tests in its execution. It proved to be a constructively and technically viable alternative with more favorable results than traditional asphalt mixtures. Tensile strength resulted in 0.87 MPA. While equivalent stability was 11898.81N, corresponding to 340% of the established minimum value. For fluency, the average was 3.22 mm, equivalent to 161% of the established minimum value. The voids index allowed evaluating that for the compaction and the execution the traditional system can be followed and resulted in final indexes of 3.885%, 4.100%, 4.075% as established by the norm between 3 to 5%.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30744
Aparece nas coleções:GP - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aditivospolimericosasfaltosbs.pdf12,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons