Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3077
Título: Aulas de ciências: uso e desenvolvimento de sequências investigativas
Título(s) alternativo(s): Science classes: use and development of investigative sequences
Autor(es): Araujo, Tamires Bartazar
Orientador(es): Lima, João Paulo Camargo de
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino (Elementar)
Prática de ensino
Professores - Formação
Science - Study and teaching (Elementary)
Student teaching
Teachers, Training of
Data do documento: 6-Set-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: ARAÚJO, Tamires Bartazar. Aulas de ciências: uso e desenvolvimento de sequências investigativas. 2017. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.
Resumo: Esta dissertação traz os resultados de uma pesquisa sobre sequências investigativas desenvolvidas por duas professoras em suas aulas, com base em uma Proposta para o desenvolvimento de sequência investigativa em Ciências. Ela contribuiu para formação de professores na disciplina de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Diante desta constatação, foi elaborado um Produto Educacional denominado por Proposta para o desenvolvimento de sequência investigativa em Ciências, retirar disponibilizado a docentes que atuam no quinto ano do Ensino Fundamental, o qual contém orientações para desenvolvimento de atividades baseadas no ensino por investigação. O objetivo geral que norteou esta investigação foi: interpretar as percepções e as reflexões das docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, participantes desse processo no que diz respeito ao desenvolvimento de sequências investigativas orientadas a partir de uma Proposta de sequência investigativa. Para tanto, emprega a pesquisa qualitativa e utiliza a entrevista semiestruturada para coleta de dados a partir da participação de duas professoras de um município do norte do Paraná. Obteve como principais resultados e discussões indícios das falas das professoras participantes desta pesquisa, as quais se mostram abertas profissionalmente para o aprimoramento de sua formação docente, bem como perceberam a necessidade de uma formação contínua, pois há muito que aprender e buscar sobre estratégias de ensino. Destaca que as participantes apresentaram indícios de compreensões do processo de realização das atividades investigativas, isto é, compreenderam em que consiste o ensino por investigação e suas características. Entende que a aplicação desta Proposta com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental representou uma contribuição para o desenvolvimento das atividades investigativas em Ciências. Somado a isso, possibilitou a ampliação dos conhecimentos profissionais e da participação nesta pesquisa para a formação profissional destas professoras participantes.
Abstract: This dissertation aims to show the results of a research on research sequences developed by two teachers in their classes. Based on a proposal for the development of a research sequence in Sciences, it contributed to the training of teachers who work with the discipline of Science in the early years of elementary school. In view of this, an educational product called Proposal for the Development of a Research Sequence in Sciences was elaborated, which was made available to teachers who work in the fifth year of elementary education, and which contains guidelines for the development of activities based on teaching by researching. The main objective that guided this research was to interpret the perceptions and reflections of teachers who perform their work in the initial years of elementary school and who participated in this process with respect to the development of investigative sequences oriented from a proposal of investigative sequence. Therefore, it employs a qualitative research and uses the semi-structured interview for data collection from the participation of two teachers who work for a municipality in the north of Paraná. As main results and discussions, there are evidences of these teachers´ statements, who show themselves professionally open to improve their teaching training, as well as they have realized the necessity of a continuing education, since there is much to learn and to look for on teaching strategies. The study emphasizes that the participants have shown evidences of understanding the process of carrying out research activities, that is, they understood what constitutes teaching by researching and its characteristics. The results of this study understand that the application of this proposal to teachers of the initial years of elementary school has represented a contribution to the development of research activities in Sciences. In addition, this work has enabled the expansion of professional knowledge and training of these teachers, given their participation in this research.
Descrição: Acompanha: Produto educacional: uma proposta para o desenvolvimento de sequência investigativa em ciências
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3077
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGEN_M_Araújo,Tamires Bartazar_2017.pdf7,75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGEN_M_Araújo,Tamires Bartazar_2017_1.pdf639,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons