Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31015
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPrado, Rubens Dias do-
dc.date.accessioned2023-03-30T17:55:39Z-
dc.date.available2023-03-30T17:55:39Z-
dc.date.issued2022-08-06-
dc.identifier.citationPRADO, Rubens Dias do. Efeito fotoelétrico: material digital de apoio aos alunos do terceiro ano do ensino médio. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31015-
dc.descriptionAcompanha produto: Material digital para o terceiro ano do ensino médio: efeito fotoelétricopt_BR
dc.description.abstractOur work aimed to investigate the potential of a digital physics material, with the theme of the photoelectric effect, developed in the light of Gagné's learning theory in a third year high school class of a private school in the city of Maringá, northwest region of the state. from Paraná. This proposal constitutes an educational product of the National Professional master’s in physics teaching. A qualitative research methodology was adopted. This work is based on Gagné's Learning Theory with a focus on Science, Technology and Society. Questionnaires were used for data collection, an initial questionnaire in order to verify the students' previous knowledge and a final one to identify a possible integrative reconciliation about the contents. The results show that the students evolved in the concepts of physics and also in the application of physics in the students' daily lives, mainly in the technological areas. In this way, we perceive evidence of a significant learning of the students in the subject of the photoelectric effect and, in the interdisciplinary relations with other related subjects.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectPhysicspt_BR
dc.titleEfeito Fotoelétrico: material digital de apoio aos alunos do terceiro ano do ensino médiopt_BR
dc.title.alternativePhotoeletric effect: digital support material for third year students of high schoolpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoNosso trabalho objetivou investigar as potencialidades de um material digital de física, com o tema do efeito fotoelétrico desenvolvido à luz da teoria de aprendizagem de Gagné em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola privada da cidade de Maringá, região noroeste do estado do Paraná. Tal proposta constitui-se como produto educacional do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. Adotou-se uma metodologia de pesquisa qualitativa. A realização deste trabalho está baseada na Teoria de Aprendizagem de Gagné com enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Para a coleta de dados foram utilizados dois questionários, um inicial com o intuito de verificar conhecimentos prévios dos alunos e um final para identificar uma possível reconciliação integradora acerca dos conteúdos. Os resultados mostram que os alunos evoluíram nos conceitos de física e também na aplicação da física no cotidiano dos mesmos, principalmente nas áreas tecnológicas. Dessa forma, percebemos indícios de um aprendizado significativo dos alunos no tema do efeito fotoelétrico e, nas relações interdisciplinares com outros temas relacionados.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9251054374320429pt_BR
dc.contributor.advisor1Batista, Michel Corci-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7328-2721pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4568162557688883pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Schiavon, Gilson Junior-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5642-078Xpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9759363996357582pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, André Dias-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3675-9954pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3396673427993412pt_BR
dc.contributor.referee2Schiavon, Gilson Junior-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-5642-078Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9759363996357582pt_BR
dc.contributor.referee3Batista, Michel Corci-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-7328-2721pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4568162557688883pt_BR
dc.contributor.referee4Santos, Oscar Rodrigues dos-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-0987-1465pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3450355380659938pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
efeitofotoeletricomaterialdigital_produto.pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
efeitofotoeletricomaterialdigital.pdf2,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons