Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31259
Título: Objetos de aprendizagem acessíveis de diferentes abordagens para o ensino de programação e avaliação da motivação
Título(s) alternativo(s): Accessible learning objects from different approaches for teaching programming and motivation assessment
Autor(es): Saito, Erica Yurie
Orientador(es): Kawamoto, André Luiz Satoshi
Palavras-chave: Programação (Computadores)
Ensino - Meios auxiliares
Aprendizagem
Computer programming
Teaching - Aids and devices
Learning
Data do documento: 25-Jun-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: SAITO, Erica Yurie. Objetos de aprendizagem acessíveis de diferentes abordagens para o ensino de programação e avaliação da motivação. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021.
Resumo: Os cursos da área de Computação apresentam altas taxas de evasão. Para muitos novos alunos que têm o primeiro contato com programação nesses cursos, a forma de ensinar o raciocínio lógico contrasta com a forma como estão acostumados, tornando-se assim um fator desmotivador. A literatura também aponta para a falta de materiais acessíveis específicos para alunos com necessidades especiais. Do ponto de vista dos professores, é preciso repassar o conteúdo para apresentar a programação como uma atividade instigante e buscar uma abordagem de ensino que traga melhores resultados. Este trabalho tem como objetivo Investigar e selecionar abordagens de ensino atualmente utilizadas em programação e ferramentas para avaliar a motivação dos alunos em cursos desta natureza. Depois disso, criar Objetos de Aprendizagem (OA) acessíveis para as abordagens selecionadas e propor um método de avaliação da motivação. Por fim, disponibilize esses recursos em um repositório online. Para tanto, primeiramente, realizamos pesquisa bibliográfica sobre abordagens de ensino de programação, métodos de avaliação de motivação e acessibilidade em repositórios relevantes. Após, selecionamos as práticas de interesse e criamos o OA acessível para cada abordagem de ensino. O questionário CIS, uma ferramenta de avaliação de motivação para o modelo Attention, Relevance, Confiance, Satisfaction (ARCS), foi adaptado e integrado a um repositório online. As fichas de exercícios, o questionário e o repositório foram elaborados considerando os padrões de acessibilidade. Estudos relacionados indicam que o questionário CIS é adequado para avaliar a motivação dos alunos. O material criado, aliado às métricas estatísticas, pode fornecer dados suficientes para um professor utilizar esses materiais e comparar as abordagens por conta própria.
Abstract: Courses in the Computing field present high dropout rates. For many new students who have first contact with programming in these courses, the way of teaching logical reasoning contrast with how they are used to, thus becoming a demotivating factor. Literature also points to a lack of accessible materials specific to special-needs students. From the teachers’ point of view, it is necessary to pass on the content to introduce programming as an exciting activity while seeking an approach to teaching that brings better results. This work aims to Investigate and select teaching approaches currently used in programming and tools to assess students’ motivation in courses of this nature. After this, to create accessible Learning Objects (LO) for the selected approaches and propose a method for assessing motivation. Finally, make these resources available in an online repository. To do so, first, we performed bibliographic research on programming teaching approaches, motivation assessment methods, and accessibility in relevant repositories. After, we selected the practices of interest and created the accessible LO for each teaching approach. The CIS questionnaire, a motivation assessment tool for the ARCS model, was adapted and integrated into an online repository. The exercise sheets, the questionnaire, and the repository were prepared considering accessibility standards. Related studies indicate that the CIS questionnaire is suitable for assessing students’ motivation. The material created, combined with statistical metrics, can provide enough data for a teacher to use these materials and compare the approaches on his own.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31259
Aparece nas coleções:CM - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
objetosaprendizagemensinoprogramacao.pdf3,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons