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dc.creatorMiranda, Elaine Grella-
dc.date.accessioned2023-05-03T14:03:47Z-
dc.date.available2023-05-03T14:03:47Z-
dc.date.issued2022-06-02-
dc.identifier.citationMIRANDA, Elaine Grella. Análise de acessibilidade em uma escola estadual no município de Mamborê - PR. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31279-
dc.description.abstractAccessibility is, like education, a right guaranteed to every citizen of this country. In this way, ensuring the accessibility of school environments is more than a necessity, it is na obligation of the state towards the population. This work aimed to carry out a case study in the only high school in the municipality of Mamborê - PR. The study seeks to present an overview of the main needs of the school to adapt to the parameters required and suggested by NBR 9050, updated in 2020. The survey was carried out through views of the school and application of a checklist to identify critical points. The survey resulted in the need to adapt, mainly for the bathrooms and access ramps, in addition to the need to install signage in the school's premises.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectEdifícios públicos - Projeto de acessibilidadept_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectNormas técnicas (Engenharia)pt_BR
dc.subjectPublic buildings - Barrier-free designpt_BR
dc.subjectPublic schoolspt_BR
dc.subjectMainstreaming in educationpt_BR
dc.subjectStandards, Engineeringpt_BR
dc.titleAnálise de acessibilidade em uma escola estadual no município de Mamborê - PRpt_BR
dc.title.alternativeAccessibility analysis in a state school in the municipality of Mamborê - PRpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA acessibilidade é, assim como a educação, um direito garantido a todo cidadão deste país. Dessa forma garantir a acessibilidade de ambientes escolares é mais que uma necessidade é uma obrigação do estado para com a população. Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo de caso na única escola de ensino médio do município de Mamborê – PR. O estudo busca apresentar uma visão geral das principais necessidades de adequação do colégio aos parâmetros exigidos e sugeridos pela Norma Brasileira 9050, atualizada no ano de 2020. O levantamento foi realizado por meio de visitas no colégio e aplicação de um checklist para identificação de pontos críticos. O levantamento resultou na necessidade de adequação, principalmente, para os banheiros e rampas de acesso, além da necessidade de instalação de sinalização nas dependências do colégio.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.contributor.advisor1Szpak, Wesley-
dc.contributor.advisor-co1Moreira, Vera Lúcia Barradas-
dc.contributor.referee1Santos, Eliana Fernandes dos-
dc.contributor.referee2Vieira, Jucélia Kuchla-
dc.contributor.referee3Moreira, Vera Lúcia Barradas-
dc.contributor.referee4Szpak, Wesley-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Construção Civilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
Aparece nas coleções:CM - Engenharia Civil

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