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Título: Análise da acessibilidade de escolas municipais e estaduais no município de Araruna - PR de acordo com a NBR 9050:2020
Título(s) alternativo(s): Analysis of the accessibility of municipal and state schools in the city of Araruna -PR according to NBR 9050:2020
Autor(es): Souza, Natani Cristina de
Orientador(es): Moreira, Vera Lúcia Barradas
Palavras-chave: Edifícios públicos - Projeto de acessibilidade
Escolas públicas
Inclusão escolar
Normas técnicas (Engenharia)
Public buildings - Barrier-free design
Public schools
Mainstreaming in education
Standards, Engineering
Data do documento: 7-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: SOUZA, Natani Cristina de. Análise da acessibilidade de escolas municipais e estaduais no município de Araruna - PR de acordo com a NBR 9050:2020. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022.
Resumo: Um ensino ministrado com condições adequadas de acesso e permanência na escola é direito de todos, garantido desde a promulgação da Constituição Federal e reforçado por leis e decretos brasileiros. Tendo em vista que as Normas Técnicas Brasileiras fornecem os parâmetros necessários para que os objetivos dispostos na legislação sejam cumpridos, realizou-se a análise da acessibilidade de três estabelecimentos públicos de ensino da zona urbana do município de Araruna - PR, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela NBR 9050:2020 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Para tanto, realizou-se um estudo na literatura acerca da acessibilidade e da NBR 9050:2020, selecionou-se os parâmetros técnicos relevantes para a acessibilidade em escolas e elaborou-se um checklist para verificação in loco em cada escola objeto de estudo, por meio do qual relatou-se as conformidades e desconformidades frente à Norma. Por fim, foram propostas adequações para as desconformidades identificadas para serem apresentadas às autoridades competentes de cada estabelecimento de ensino pesquisado. Diante disso, verificou-se que a Escola Municipal Profª. Abgail de Oliveira Guimarães indica 62% de taxa de não conformidade, 9% de parcial conformidade e 29% de conformidade. O espaço compartilhado pelo Colégio Estadual Princesa Isabel e a Escola Municipal Mário Miguez de Mello Filho apresentou 49% de taxa de não conformidade, 17% de parcial conformidade e 34% de conformidade. O Colégio Estadual 29 de Novembro manifestou 55% de taxa não conformidade, 8% de parcial conformidade e 39% de conformidade. Portanto, observou-se que as escolas apresentam parâmetros corretamente aplicados, mas ainda existem barreiras físicas que trazem inconsistências à acessibilidade, dado que manifestaram maior número de não conformidades do que conformidades. Essas inconsistências, no entanto, podem ser solucionadas com as propostas de adequações apresentadas no estudo.
Abstract: An education provided with adequate conditions of access and permanence in school is a right to all the people, guaranteed since the promulgation of the Federal Constitution and reinforced by Brazilian laws and decrees. Considering that the Brazilian Technical Standards provides the needed parameters for complying with the legislation, an analysis of the accessibility of three public schools in the urban area of the city of Araruna - PR is performed, according to the guidelines established by the NBR 9050:2020 – Accessibility to buildings, furniture, spaces and urban equipment. To this end, a research is carried out in the literature about accessibility and the NBR 9050:2020, the relevant technical parameters for accessibility in schools are selected and a checklist is prepared for a verification into each school of the resarch, by which one the conformities and nonconformities against the Standard are reported. Finally, adjustments are proposed for each identified non-conformities to be presented to the competent authorities of the surveyed educational establishments. In view of this, it appears that the Municipal School Prof. Abgail de Oliveira Guimarães indicates a 62% non-conformity rate, 9% of partial conformity and 29% of conformity. The space shared by the Colégio Estadual Princesa Isabel and the Escola Municipal Mário Miguez de Mello Filho has a 49% non- conformity rate, 17% of partial conformity and 34% of conformity. The Colégio Estadual 29 de Novembro shows a 55% non-conformity rate, 8% of partial conformity and 39% of conformity. Therefore, it is observed that there are parameters rightly applied in the schools, but there are still physical barriers that bring inconsistencies to accessibility, as it shows a greater number of non-conformities than conformities. These inconsistencies, however, can be solved trough the proposals for adjustments suggested in the research.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31280
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