Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31460
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarros, Felipe Aparecido Baldim-
dc.date.accessioned2023-05-23T20:29:42Z-
dc.date.available2023-05-23T20:29:42Z-
dc.date.issued2023-03-30-
dc.identifier.citationBARROS, Felipe Aparecido Baldim. Demandas cognitivas de problemas com números decimais: um estudo com alunos de 5º ano do ensino fundamental. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31460-
dc.descriptionAcompanha: Demandas cognitivas e o ensino de números decimaispt_BR
dc.description.abstractThis research aims to analyze the cognitive demands of problems involving Decimal Numbers, proposed to 5th grade elementary school students. This is a qualitative research, whose participants were 18 students from a municipal school, located in the north of Paraná. The data were obtained through a research instrument containing three problems involving operations with decimal numbers and the transcription of the audios collected from the groups, as well as the researcher's notes. The data analysis makes a relationship between the cognitive demands of the proposed problems and the data produced. The results showed that the cognitive demands of the problems presented to the students were, for the most part, of a high cognitive level. It is possible to highlight the importance of the teacher in his role as a mediator, which enabled the development of these levels. The Educational Product resulting from this Professional Master's Degree is an e-book for teachers, with guidelines and discussions about the problems worked on in relation to cognitive demands. The use of Problem Solving as a methodology enriched the communication between the students and the researcher and made it possible to maintain high levels of cognitive demand of the problems.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectNúmeros racionaispt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectMathematics (Fundamental education)pt_BR
dc.subjectProblem-based learningpt_BR
dc.subjectNumbers, rationalpt_BR
dc.subjectCognitionpt_BR
dc.titleDemandas cognitivas de problemas com números decimais: um estudo com alunos de 5º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeCognitive demands of problems with decimal numbers: a study with 5th grade elementary school studentspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo analisar as demandas cognitivas de problemas envolvendo Números Decimais, propostos a alunos de 5º. ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos participantes foram 18 alunos de uma escola municipal, localizada no norte do Paraná. Os dados foram obtidos por meio de um instrumento de pesquisa contendo três problemas que envolvem operações com Números Decimais e da transcrição dos áudios coletados dos grupos, bem como das anotações do pesquisador. A análise dos dados faz uma relação entre as possíveis demandas cognitivas dos problemas propostos e os dados produzidos. Os resultados mostraram que as demandas cognitivas dos problemas apresentados aos alunos foram, em sua maioria, de alto nível cognitivo. É possível destacar a importância do professor em seu papel de mediador, que possibilitou o desenvolvimento desses níveis. O Produto Educacional resultante deste Mestrado Profissional é um e-book para professores, com orientações e discussões acerca dos problemas trabalhados em relação às demandas cognitivas. A utilização da Resolução de Problemas como metodologia enriqueceu a comunicação entre os alunos e o pesquisador e possibilitou a manutenção de elevados níveis de demanda cognitiva dos problemas.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-6828-7760pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0208235341365925pt_BR
dc.contributor.advisor1Justulin, Andresa Maria-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4107-8464pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8269689492704497pt_BR
dc.contributor.referee1Trevisan, André Luis-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8732-1912pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3166010229447391pt_BR
dc.contributor.referee2Justulin, Andresa Maria-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-4107-8464pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8269689492704497pt_BR
dc.contributor.referee3Vieira, Gilberto-
dc.contributor.referee3IDhttp://lattes.cnpq.br/9084160392335878pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9084160392335878pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
demandascognitivasnumerosdecimais.pdf3,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
demandascognitivasnumerosdecimais_produto.pdf3,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons