Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31664
Título: TRAFFIC: aplicativo mobile com gamificação de placas do código de trânsito brasileiro
Autor(es): Alberton, Edinei
Orientador(es): Leite, Maici Duarte
Palavras-chave: Trânsito - Sinais e sinalização
Educação para segurança no trânsito
Jogos educativos
Traffic signs and signals
Traffic safety - Study and teaching
Educational games
Data do documento: 27-Jul-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Francisco Beltrao
Citação: ALBERTON, Edinei. TRAFFIC: aplicativo mobile com gamificação de placas do código de trânsito brasileiro. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2021.
Resumo: Com a facilidade e popularização dos dispositivos móveis, os quais passaram a fazer parte do dia-a-dia das pessoas, torna-se, quase que, obrigatório o desenvolvimento de ferramentas mobile. Nesse aspecto é de grande valia o crescimento de aplicações que possibilitem um melhor engajamento entre alunos e professores facilitando, assim, o processo de ensino-aprendizagem. Neste contexto o propósito deste trabalho é o desenvolvimento, de uma aplicação gamificada que possibilite o ensino-aprendizagem sobre os sinais de trânsito existentes no Código de Trânsito Brasileiro. Com isso apresenta-se a revisão bibliográfica e a pesquisa realizada para embasar e referenciar todo o desenvolvimento da aplicação. É abordado o projeto e os caminhos seguidos para alcançãr os objetivos propostos desde os métodos utilizados para a construção, bem como, as ferramentas empregadas para o desenvolvimento do aplicativo. Como resultado encontra-se uma aplicação que trás em seu escopo dois módulos onde é possível realizar a aprendizagem sobre as placas de trânsito, além de um ambiente onde é possível testar o conhecimento adquirido através de um quiz de perguntas gamificado, com as principais placas de trânsito do Código de Trânsito Brasileiro.
Abstract: With the ease and popularization of mobile devices, which have become part of people’s daily lives, it is almost mandatory to develop mobile tools. In this respect, the growth of applications that enable a better engagement between students and teachers, thus facilitating the teaching-learning process. In this context, it is proposed the development of a gamified application that enables teaching-learning about the traffic signs existing in the Brazilian Traffic Code. With that, it is presented a bibliographical review and a research carried out to support and reference the entire development of the application. The project and the paths followed to achieve the proposed objectives are discussed, from the methods used for the construction, as well as the tools used to develop the application. As a result, there is an application that brings in its scope two modules where it is possible to learn about traffic signs, as well as an environment where it is possible to test the knowledge acquired through a gamified quiz, with the main road signs. transit of the Brazilian Traffic Code.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31664
Aparece nas coleções:FB - Licenciatura em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
traffic.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons