Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31667
Título: A realidade aumentada e o ensino de história: diretrizes para uma prática no contexto escolar
Autor(es): Santos, Bruno Pablo Coelho dos
Orientador(es): Leite, Maici Duarte
Palavras-chave: História - Estudo e ensino
Realidade aumentada
Forças armadas
Guerra Mundial, 1939-1945
History - Study and teaching
Augmented reality
World War, 1939-1945
Armed Forces
Data do documento: 20-Ago-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Francisco Beltrao
Citação: SANTOS, Bruno Pablo Coelho dos. A realidade aumentada e o ensino de história: diretrizes para uma prática no contexto escolar. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2021.
Resumo: As tecnologias tem contribuído nos processos de ensino aprendizagem, mas a demanda de conteúdos teóricos surge do currículo, à vista disso, a abstração do conhecimento por parte dos alunos, tende a ter suas fragilidades. Os meios tecnológicos, tem o potencial de favorecer a elaboração de novas práticas pedagógicas, que visam conceder ao aluno, o ensino imersivo, que favoreça a absorção do conteúdo exposto. Nesta lacuna, a Realidade Aumentada, surge como produto da constante evolução tecnológica, se tornando um meio tecnológico capaz de estimular no processo de ensino e de aprendizagem, através de suas características, novas possibilidades de representação do conteúdo, oferecendo ao professor, possibilidades exorbitantes ao incentivar no aluno, por meio do ensino imersivo, a interação e envolvimento no aprendizado. Por se tratar de uma tecnologia relativamente nova, existe a fragilidade de estudos que abordem está tecnologia no contexto educacional, principalmente no auxilio ao professor, para aplicar de maneira efetiva está tecnologia na Educação. Esse trabalho, através de cunho científico qualitativo e por meio de uma pesquisa explicativa, promove a elaboração de diretrizes, para a aplicação da Realidade Aumentada, no ensino de fatos históricos, referentes aos conteúdos curriculares da disciplina de História. Para promover a utilização das diretrizes, realizou-se uma aplicação, no ensino de fatos históricos, referentes a participação da Força Expedicionária Brasileira na II Guerra Mundial.
Abstract: Technologies have contributed to the teaching-learning processes, but the demand for theoretical content arises from the curriculum, in view of this, the abstraction of knowledge on the part of students tends to have its weaknesses. Technological means have the potential to favor the development of new pedagogical practices, which aim to provide the student with immersive teaching which favors the absorption of the exposed content. In this gap, Augmented Reality emerges as a product of constant technological evolution, becoming a technological means capable of stimulating the teaching and learning process through its characteristics, new possibilities of content representation, offering the teacher exorbitant possibilities by encouraging the student by means of immersive teaching, interaction and involvement in learning. Because it is a relatively new technology, there is a fragility of studies that address this technology in the educational context, especially in helping the teacher to effectively apply this technological tool in Education. This work, through a qualitative scientific nature and through an explanatory research, promotes the elaboration of guidelines for the application of Augmented Reality in the teaching of historical facts of curricular contents of the discipline of History, therefore, to promote the use of the guidelines, if its use in teaching historical facts related to the participation of the Brazilian Expeditionary Force in World War II.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31667
Aparece nas coleções:FB - Licenciatura em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
realidadeaumentada.pdf2,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons