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dc.creatorFerreira, Vinicius Luiz Machado-
dc.date.accessioned2023-07-07T18:15:37Z-
dc.date.available2023-07-07T18:15:37Z-
dc.date.issued2022-02-15-
dc.identifier.citationFERREIRA, Vinicius Luiz Machado. Análise de ambientalização universitária: o programa de logística sustentável da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31722-
dc.description.abstractThe discussions around the environmental theme are present in various spaces of society, among them, the formal axis in educational spaces. Thus, the University Environmentalization is a theme present in these discussions, since it focuses on inserting the environmental theme in Higher Education Institutions contributing to the formation of a critical subject, who walks in search of building a sustainable society. Therefore, this work sought to contribute through analysis and reflection on the University Environmentalization, analyzing the UTFPR's Sustainable Logistics Program (PLS) that is present in the 13 campuses of this University, seeking to understand the existence or not of practices of Environmental Education and Sustainability in the Higher Education Institution, and how these actions taken by PLS, are contributing to the University (teaching, research, extension) and also for the community in general. Within the methodological procedures for this research a quantiqualitative research approach was carried out. In this way, an investigation was carried out in the PLS reports from the years 2016, 2017 and 2018, which are the ones that exist so far in the University's website. We sought to understand what Environmental Education and Sustainability we are talking about at the UTFPR campuses, identifying their perspectives (conservationist, pragmatic and critical) and reflecting on the practices presented in the reports. With this data it was possible to identify the propensity for pragmatic practices on the Campuses. These data showed the importance of University Environmentalization when we look at these actions raised, as a way to break with naive, utilitarian and punctual actions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectAmbiente universitáriopt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectCollege environmentpt_BR
dc.titleAnálise de ambientalização universitária: o programa de logística sustentável da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPRpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of University Environmentalization: the Sustainable Logistic Program of the Universidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAs discussões em torno da temática ambiental se fazem presentes em diversos espaços da sociedade, entre eles, o eixo formal nos espaços educativos. Sendo assim, a Ambientalização Universitária é um tema presente nessas discussões, uma vez que tem como foco inserir a temática ambiental nas Instituições de Educação Superior contribuindo para a formação do sujeito crítico, que caminha na busca da construção de uma sociedade sustentável. Para tanto, o presente trabalho procurou contribuir por meio de análises e reflexões sobre a Ambientalização Universitária, analisando o Programa de Logística Sustentável da UTFPR (PLS) que se faz presente nos 13 Campus dessa Universidade, buscando compreender a existência ou não de práticas de Educação Ambiental e Sustentabilidade na Instituição de Ensino Superior, e de que forma essas ações realizadas pelo PLS, estão contribuindo para a Universidade (ensino, pesquisa extensão) e também para a comunidade em geral. Dentro dos procedimentos metodológicos para essa pesquisa foi realizada uma abordagem de pesquisa quanti-qualitativa. Dessa maneira realizou-se uma investigação nos relatórios do PLS dos anos de 2016, 2017 e 2018 que são os existentes até o momento na página da Universidade. Buscou-se compreender de que Educação Ambiental e Sustentabilidade estamos falando nos Campus da UTFPR, identificando suas perspectivas (conservacionista, pragmática e crítica) e refletindo sobre as práticas apresentadas nos relatórios. Com esses dados foi possível identificar a propensão por práticas pragmáticas nos Campus. Esses dados mostraram a importância da Ambientalização Universitária quando olhamos para essas ações levantadas, como forma de rompermos com ações ingênuas, utilitaristas e pontuais.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Amaral, Anelize Queiroz-
dc.contributor.referee1Silva, Dayane dos Santos-
dc.contributor.referee2Boeno, Rosangela Maria-
dc.contributor.referee3Amaral, Anelize Queiroz-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
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