Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31728
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Motta, Samuel de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-10T13:01:08Z | - |
dc.date.available | 2023-07-10T13:01:08Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-16 | - |
dc.identifier.citation | MOTTA, Samuel de Oliveira. O uso do método TEACCH como auxílio didático para aplicação da modelagem matemática de maneira inclusiva para aluno com TEA. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31728 | - |
dc.description | Acompanha produção técnica: Atividade inclusiva Criatividade + TEACCH + Modelagem + Matemática | pt_BR |
dc.description.abstract | This research searched to analyze the contribution of the use TEACCH method as teaching aid with application of mathematical modeling in the teaching of the course through school inclusion perspective.The methodology used in this study involved a structured field research that utilized the tool mathematical ruler as concrete material, it proposing to stimulate the content of the mathematics subject, it producing in parallel the student' inclusion with autism spectrum disorder (DSA), regularly enrolled in the 5º grade of the elementary school, mainstream education of a municipal public school at Barueri (SP). It was developed in 3 stages, it starting for the diagnosis evaluation followed by mathematical modeling application that was oriented for the TEACCH method, finally the researcher reapplied the ATEC to check if there was changed results obtained in the first stage. To serve these stages in working with student with autism, it was necessary an inter-relation of the application of these possibilities to observe your own characteristics in the participation of the activities. Finally it was developed the educational product in the shape of a inclusive didactic material teaching, it is specific ebook with nuances of the TEACCH method with input in the mathematical modeling favouring the task sharing. As the method possilited the student's skill discoveries, because acquired to participate actively of the proposed activity, having greater share experience with classmates. The application of the mathematical ruler evoked the student's interest with material use, he performed mathematical operations and kept interestes in the activity. Therefore, TEACCH showed an effective method in the apllication of the mathematical modeling to school inclusion. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Autistas | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Modelos matemáticos | pt_BR |
dc.subject | Mainstreaming in education | pt_BR |
dc.subject | Autistic people | pt_BR |
dc.subject | Mathematics - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Mathematical models | pt_BR |
dc.title | O uso do método TEACCH como auxílio didático para aplicação da modelagem matemática de maneira inclusiva para aluno com TEA | pt_BR |
dc.title.alternative | The utilization of TEACCH methodology for the application of the mathematical morphology (MM) as a way to including ASD students | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa buscou analisar a contribuição do uso do método TEACCH como auxílio didático para aplicação da modelagem matemática na perspectiva da inclusão escolar do aluno autista. A metodologia empregada neste estudo envolveu uma pesquisa estruturada de campo que utilizou a ferramenta régua matemática como material concreto, objetivando estimular a aprendizagem do conteúdo da disciplina de matemática, produzindo paralelamente a inclusão do estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA), regularmente matriculado no 5º ano do ensino fundamental do ensino regular de uma escola pública municipal de Barueri/SP. Foi desenvolvida em 3 etapas, iniciando pela avaliação diagnóstica, seguida da aplicação da modelagem matemática que foi orientada pelo método TEACCH, por fim o pesquisador reaplicou a ATEC para verificação se houve alterações dos resultados obtidos na 1 etapa. Para atender essas etapas em trabalhar com alunos autistas, foi necessária uma inter-relação da aplicação dessas possibilidades em observar suas características próprias na participação das atividades. Por fim, foi desenvolvido o produto educacional na forma de um material didático pedagógico inclusivo, isto é, ebook específico com nuances do método TEACCH com aporte na modelagem matemática favorecendo o compartilhamento de tarefas. Como resultado, teve-se, por meio do método TEACCH, maior aproveitamento por parte do aluno com TEA na disciplina de matemática. O método possibilitou descobertas de competências do estudante, pois conseguiu participar ativamente da atividade proposta, tendo maior troca de experiência para com os colegas. A utilização da régua matemática despertou interesse ao aluno, que, com o uso do material, realizou operações matemáticas e manteve seu interesse na atividade. Assim, TEACCH demonstrou-se um método efetivo na aplicação da modelagem matemática para a inclusão escolar. | pt_BR |
dc.degree.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.publisher.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0002-1620-277X | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2799667516132673 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-2857-4159 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0394414374162107 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-2857-4159 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0394414374162107 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Dessbesel, Renata da Silva | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-2781-2397 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2172517835872493 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Rodriguez, Rita de Cássia Morem Cóssio | - |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0003-3778-6820 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9199716328773316 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.subject.capes | Engenharia/Tecnologia/Gestão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
usometodoteacchauxiliodidatico.pdf | 4,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
atividadeinclusivacriatividade_produto.pdf | 3,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons