Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31729
Título: Saberes docentes: a prática pedagógica para a educação de idosos na EJA
Título(s) alternativo(s): Teaching knowledge: pedagogical practice for elderly education in EJA
Autor(es): Mendes, Renata Maria Oliveira
Orientador(es): Frasson, Antonio Carlos
Palavras-chave: Prática de ensino
Idosos - Educação
Professores - Formação
Student teaching
Older people - Education
Teachers, Training of
Data do documento: 17-Mai-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: MENDES, Renata Maria Oliveira. Saberes docentes: a prática pedagógica para a educação de idosos na EJA. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023.
Resumo: Quando se busca refletir sobre o processo educacional brasileiro vem sempre a mente a contextualização do mesmo de uma maneira ampla sem levar em consideração segmentos populacionais que fazem parte deste processo, tais como a pessoa idosa que busca através do ensino melhorar a sua condição de vida. Neste sentido ao estar atenta aos princípios educacionais relacionados à pessoa idosa, presentes no sistema educacional, entender as configurações que se fazem presentes é de suma importância. Dentre este necessário se torna entender o papel do docente e a aplicabilidade empregada por ocasião da transmissão de conhecimentos. Posto isso, objetivou-se neste trabalho, analisar a prática pedagógica dos docentes que atuam na modalidade de ensino EJA da rede pública de Castro (Paraná), em relação ao ensino dos idosos. Metodologicamente, o suporte organizacional está centrado nos princípios de uma pesquisa aplicada, com enfoque qualitativo e quantitativo, fundamentada nos princípios básicos do estudo de caso. Neste pressuposto, buscou-se apoio teórico em autores de renome que dedicam seus estudos relacionados a prática educacional, entre eles têm-se Nóvoa (1991), Freire (1991), Romanelli (1998), Tanuri (2000), Saviani (2011), Pimenta e Lima (2012), Tardif (2014). A população em estudo proposto centra-se em uma amostragem de trinta docentes que atuam na rede pública do município de Castro, na modalidade EJA. Para a coleta de dados, junto a 26 pesquisados foi utilizado um questionário semiestruturado composto por vinte perguntas. Para a análise dos dados foram utilizados os indicativos da Análise de conteúdo. Posteriormente foi realizada a análise e discussão dos dados através da estatística descritiva e convencional e posteriormente pela Mineração de Dados. Os resultados obtidos apontam para a necessidade do desenvolvimento de práticas pedagógicas diversificadas, e que estejam ligadas a realidade do aluno idoso. Conclui-se que, os docentes que atuam na modalidade de ensino EJA, em específico que trabalham com os idosos, precisam estar em constante processo de formação, buscando aperfeiçoar-se em sua prática docente, a fim de adequá-la às realidades e às necessidades dos discentes adultos e idosos. Além disso, se torna importante que o Estado tenha um olhar diferenciado para tal modalidade de ensino, uma vez que a realidade não se assemelha com o ensino regular. Desta forma, procurou-se elaborar um produto educacional que é um roteiro didático-pedagógico que busca auxiliar os docentes que trabalham com os idosos, ao desenvolver planejamentos em sua prática pedagógica, estimulando as habilidades e competências dos idosos para o processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: When one seeks to reflect on the Brazilian educational process, one always thinks of contextualizing it in a broad way without taking into account the population segments that are part of this process, such as the elderly who seek to improve their living conditions through teaching. . In this sense, when being attentive to the educational principles related to the elderly, present in the educational system, understanding the configurations that are present is of paramount importance. Among this, it is necessary to understand the role of the teacher and the applicability used during the transmission of knowledge. That said, the objective of this work was to analyze the pedagogical practice of teachers who work in the EJA teaching modality of the public network in Castro (Paraná State), in relation to teaching the elderly. Methodologically, the organizational support is centered on the principles of applied research, with a qualitative and quantitative approach, based on the basic principles of the case study. In this assumption, theoretical support was sought from renowned authors who dedicate their studies related to educational practice, among them Nóvoa (1991), Freire (1991), Romanelli (1998), Tanuri (2000), Saviani (2011), Pimenta and Lima (2012), Tardif (2014). The proposed study population is centered on a sample of thirty teachers who work in the public network in the city of Castro, in the EJA modality. For data collection, a semi-structured questionnaire consisting of twenty questions was used with 26 respondents. For the analysis of the data, the indicators of the Content Analysis were used. Subsequently, the analysis and discussion of the data was carried out through descriptive and conventional statistics and later through Data Mining. The results obtained point to the need to develop diversified pedagogical practices, which are linked to the reality of the elderly student. It is concluded that teachers who work in the EJA teaching modality, specifically those who work with the elderly, need to be in a constant training process, seeking to improve their teaching practice, in order to adapt it to the realities and needs of needs of adult and senior learners. In addition, it is important that the State has a different look at this type of education, since reality is not similar to regular education. In this way, an attempt was made to develop an educational product that is a didactic-pedagogical script that seeks to help teachers who work with the elderly, by developing plans in their pedagogical practice, stimulating the skills and competences of the elderly for the teaching and learning process.
Descrição: Acompanha produção técnica: Guia didático: o idoso volta à escola
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31729
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
saberesdocenteseducacaoidososeja.pdf4,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
guiadidaticoidosovoltaescola_produto.pdf1,75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons