Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32130
Título: Scrum: um estudo de caso aplicado ao desenvolvimento da ferramenta LStyle
Título(s) alternativo(s): SCRUM: a case study applied to the development of the LStyle tool
Autor(es): Huff, Guilherme Feier
Orientador(es): Ito, Giani Carla
Palavras-chave: Framework (Arquivo de computador)
Software
Scrum (Desenvolvimento de software)
Framework (Computer file)
Computer software
Scrum (Computer software development)
Data do documento: 19-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Santa Helena
Citação: HUFF, Guilherme Feier. Scrum: um estudo de caso aplicado ao desenvolvimento da ferramenta LStyle. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2023.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo desenvolver um software para identificação de estilos de aprendizagem, utilizando o Scrum como metodologia, a fim de auxiliar docentes a se adaptarem às diferentes formas de aprendizado dos alunos e proporcionar uma experiência educacional mais motivadora e eficiente. A motivação para este projeto surge das dificuldades enfrentadas pelos docentes em se adaptar aos diferentes estilos de aprendizagem dos alunos e dos desafios enfrentados pelas equipes de desenvolvimento de software em adotar metodologias eficientes. A metodologia adotada envolveu a utilização do Scrum, com a organização do time, Backlog e mapa de planejamento, Sprints e reuniões, e o desenvolvimento da ferramenta foi realizado buscando entregas rápidas e que agregassem valor, contemplando o back-end e front-end, com prototipações de telas e modelagens. Ao final do projeto, o Scrum foi analisado por meio de questionários aplicados ao time e aos interessados, resultando em uma ferramenta leve e democrática, com acesso à internet e pouca burocracia para uso. A implementação deste framework de desenvolvimento ágil se mostrou eficiente para equipes com pouca experiência, contribuindo para a melhoria do processo de desenvolvimento de software e, consequentemente, para a ferramenta de identificação dos estilos de aprendizagem dos alunos, que pode melhorar a experiência educacional.
Abstract: This study aims to develop a software for identifying learning styles, using Scrum as a methodology, in order to assist educators in adapting to the different learning styles of students andproviding a more motivating and efficient educational experience. The motivation for this project stems from the challenges faced by educators in adapting to the diverse learning styles of students and the difficulties encountered by software development teams in adopting efficient methodologies. The methodology employed involved the use of Scrum, with team organization, Backlog and roadmap, sprints and meetings, and the development of the tool was carried out seeking rapid deliveries that added value, encompassing back-end and front-end, with screen prototyping and modeling. At the end of the project, Scrum was analyzed through questionnaires applied to the team and stakeholders, resulting in a lightweight and democratic tool, with internet access and minimal bureaucracy for use. The implementation of this agile development framework proved efficient for teams with little experience, contributing to the improvement of the software development process and, consequently, to the tool for identifying students’ learning styles, which can enhance the educational experience
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32130
Aparece nas coleções:SH - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
scrumaplicadolstyle.pdf1,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons