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Título: Análise de estabilidade de um talude de corte localizado nas margens da BR-376, na região de Apucarana
Título(s) alternativo(s): Stability analysis of a cut slope located on the banks of the BR-376, in the Apucarana region
Autor(es): Oliveira, Amanda Fernandes de
Orientador(es): Fernandes, Mariana Alher
Palavras-chave: Taludes (Mecânica do solo) - Estabilidade
Solos
Rodovias - Medidas de segurança
Slopes (Soil mechanics) - Stability
Soils
Roads - Safety measures
Data do documento: 10-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Apucarana
Citação: OLIVEIRA, Amanda Fernandes de. Análise de estabilidade de um talude de corte localizado nas margens da BR-376, na região de Apucarana. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2021.
Resumo: O estudo e análise da estabilidade de taludes rodoviários são fundamentais para que se possa garantir a segurança dos usuários e evitar prejuízo à infraestrutura de uma dada rodovia. A região de Apucarana aparenta ser pouco explorada nessa temática por conta da escassa quantidade de trabalhos científicos, existindo uma lacuna e falta de trabalhos técnico-científicos nessa temática e existindo inúmeras incertezas envolvidas na investigação local que estão associadas com a característica do substrato terroso e a composição textural do solo da região. O presente trabalho apresenta um estudo da análise da estabilidade de um talude rodoviário de corte localizado nas margens da BR-376 km 230+100, na região de Apucarana, Estado do Paraná. Neste trabalho foi realizado um planejamento preliminar com a delimitação da área de estudo como levantamento inicial dos dados existentes com a concessionária do trecho, coleta das amostras deformadas e indeformadas, ensaios laboratoriais (ensaios de caracterização, cisalhamento direto e adensamento) e análise de estabilidade (escolha da seção crítica e cálculo do Fator de Segurança com o software GeoStudio 2020 modo SLOPE/W). A partir da análise dos dados do levantamento planialtimétrico determinou-se a seção crítica do talude, denominada como seção E-E, a qual apresenta inclinação de 35,0°; altura de 11,00 metros e largura aproximada de 16,00 metros. Os ensaios de caracterização mostraram um índice de plasticidade de 12%, massa específica dos sólidos de 2,999 g/cm³ e 65,5% de partículas de argila na sua composição textural, sendo o solo classificado como silte elástico (MH) para o método SUCS e A-7-5 (7) para método H.R.B. O ensaio de cisalhamento direto apresentou comportamento típico de argilas normalmente adensadas onde as curvas tensão versus deformação não possuem ponto de ruptura (pico), resultando em valores de 5,27 kPa de coesão e 35,76° de ângulo de atrito. O ensaio de adensamento apresentou valores de tensão de pré-adensamento de 43,5 kPa e 19,9 kPa para os métodos Casagrande e Pacheco Silva, respectivamente. A partir dos dados inseridos no software foram obtidos valores para Fator de Segurança de 1,505; 1,593 e 1,492 para método de Fellenius, Bishop Simplificado e Janbu, respectivamente. Todos os valores encontram-se dentro da condição de estabilidade (FS>1) e dentro das condições de segurança contra danos à vida humana e danos materiais e ambientais (FS>1,4).
Abstract: The study and analysis of the stability of road slopes are essential to ensure the safety of users and prevent damage to the road's infrastructure. The region of Apucarana, appears to be little explored due to the scarce amount of scientific work, there is a gap and lack of technical-scientific work on this subject and there are numerous uncertainties involved in local research that are associated with the characteristic of the earth and the textural composition of the soil in the region. The present work presents a study of the stability analysis of a cut road slope located on the margins of BR-376 km 230+100, in the region of Apucarana, State of Paraná. In this work, a preliminary planning was carried out with the delimitation of the study área, initial survey of existing data with the concessionaire for the stretch; collection of deformed and undisturbed samples; laboratory tests (characterization tests and direct shear test) and stability analysis (choice of the critical section and calculation of the Safety Factor with GeoStudio 2020 software SLOPE/W mode). From the analysis of the available planialtimetric data, the critical section E-E with an inclination of 35,0°, height of 11,00 meters and approximate width of 16,00 meters was determined. The characterization tests showed a plasticity index of 12%, density of solids of 2.999 g/cm³ and 65.5% of clayey particles in its textural composition, where the soil was classified as elastic silt (MH) for SUCS method and A-7-5 (7) for HRB method. The direct shear test showed a typical behavior of normally compacted clays where the stress versus strain curves do not have a breaking point (peak), resulting in values of 5.27 kPa of cohesion and 35.76° of friction angle. The compaction test presented values for soil pre-consolidation tension of 43.5 kPa and 19.9 kPa for Casagrande and Pacheco Silva method, respectively. From the data entered into the software, Safety Factor values of 1,505, 1,593 and 1,492 were obtained for the Fellenius, Simplified Bishop and Janbu method, respectively. All values are within the stability condition (FS>1) and within the safety conditions against damage to human life and material and environmental damage (FS>1.4).
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32132
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