Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32185
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Kovaleski, Alexandre Augusto Angst | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-23T20:53:22Z | - |
dc.date.available | 2023-08-23T20:53:22Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-21 | - |
dc.identifier.citation | KOVALESKI, Alexandre Augusto Angst. Estudo das causas de variação do processo de construção da estrutura inferior de uma carroceria automotiva em uma indústria. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32185 | - |
dc.description.abstract | The variability of an industrial process is frequent and must be considered in the construction of the engineering projects, to establish limits for such variations, só that the production itself can be as homogeneous as possible. Processes that deviate from this rule can generate costs, the necessity to rework on the item, customer complaints, repairs to be done outside the company or even a recall on the final product. To ensure a stable process is the key to lower unplanned costs and secure a product that will attend to the costumer’s and the company’s demands. The Lean Six Sigma method offers a range of measures to be applied in a process that aim stabilization, and to reduce, or eliminate, unplanned variations and increase the sigma level of the process, which makes a low rate of defective products and low waste possible. Using the DMAIC method, together with six sigma the study was able to find nonconformities in the supplier machine, that affected in the variation observed. Other variation points were not identified. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Indústria automobilística - Controle de qualidade | pt_BR |
dc.subject | Automóveis - Projetos e construção | pt_BR |
dc.subject | Localização de falhas (Engenharia) | pt_BR |
dc.subject | Estatística - Análise | pt_BR |
dc.subject | Automobile industry and trade - Quality control | pt_BR |
dc.subject | Automobiles - Design and construction | pt_BR |
dc.subject | Fault location (Engineering) | pt_BR |
dc.subject | Statistics - Analysis | pt_BR |
dc.title | Estudo das causas de variação do processo de construção da estrutura inferior de uma carroceria automotiva em uma indústria | pt_BR |
dc.title.alternative | The study of the variation causes in an inferior structure of an automotive body construction process in an industry | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A variabilidade de processos industriais é frequente e deve ser considerada na construção dos projetos de engenharia, de forma a estabelecer limites para tal inconstância na produção, tornando-a o mais homogênea possível. Os procedimentos executados fora dos limites definidos geram custos, retrabalhos, reclamações da parte de clientes, reparos a serem realizados fora da fábrica, ou até mesmo o recall do produto final. A garantia de um processo estável é a chave para diminuir custos não planejados e um produto que corresponda aos diferentes níveis de qualidade esperado. O método Lean Six Sigma oferta um conjunto de medidas a serem aplicadas em um processo com o objetivo de implementar a estabilização. E, consequentemente, reduzir, ou eliminar, as dispersões não planejadas, aumentando, assim, o nível sigma do processo, possibilitando a entrega de produtos com um baixo índice de defeitos e desperdícios. Utilizado o metodo DMAIC juntamente com conceitos de six sigma foram encontradas não conformidades em máquinas do fornecedor, que auxiliam na variação das peças. Demais pontos de variação não foram identificados. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mikos, Walter Luís | - |
dc.contributor.referee1 | Mikos, Walter Luís | - |
dc.contributor.referee2 | Weller, Tiago Rodrigues | - |
dc.contributor.referee3 | Okoshi, Cleina Yayoe | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROCESSOS DE FABRICACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia Mecânica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
estudoconstrucaocarroceriaautomotiva.pdf | 1,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons