Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32235
Título: Imagens anacrônicas: uma proposta para discutir o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade
Título(s) alternativo(s): Anachronistic images: a proposal to discuss Science, Technology and Society
Autor(es): Andrade, Adriana Cristina de
Orientador(es): Miquelin, Awdry Feisser
Palavras-chave: Imagens na educação
Ciência - Aspectos sociais
Tecnologia - Aspectos sociais
Professores - Formação
Warburg, Aby, 1866-1929
Pictures in education
Science - Social aspects
Technology - Social aspects
Teachers, Training of
Data do documento: 11-Abr-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: ANDRADE, Adriana Cristina de. Imagens anacrônicas: uma proposta para discutir o enfoque ciência, tecnologia e sociedade. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023.
Resumo: Esta pesquisa teve como foco principal investigar o método (grifo da autora) de trabalho do historiador de arte alemão e pai da iconologia Aby Warburg (1866-1929). Propondo através de uma transposição didática desse método artesanal de estudos, algumas pranchas tecnológicas com imagens anacrônicas e da cultura visual; a fim de promover a Alfabetização Científica e Tecnológica, no que tange a reflexões a partir da educação CTS, e enquanto material didático imagético às práticas docentes dos acadêmicos de Ciências Biológicas da UTFPR/PG. O estudo foi desenvolvido com 27 acadêmicos de Ciências Biológicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, e foi aplicado em 6 encontros presenciais promovidos na disciplina de Projeto interdisciplinar 5. Em relação aos procedimentos que foram adotados esta pesquisa se caracteriza como uma pesquisa de natureza aplicada, de intervenção, com a abordagem metodológica qualitativa, e interpretativa dos dados que foram coletados por meio de questionários on-line no início e no final da pesquisa, assim como também se utilizou das informações contidas nos mapas conceituais, e nos Padlets produzidos pelos acadêmicos. Sendo assim, foi apresentado o quadro sobre os nove aspectos da abordagem de CTS, enquanto estratégia para o desenvolvimento dos Padlets. Nesta esteira o teor científico deste trabalho se pautou na transposição do método e nos estudos de Aby Warburg o qual se esforçou em investigar tudo aquilo que faz das imagens guardiãs das forças energéticas do humano no mundo. Nessa perspectiva o material didático imagético promoveu um estudo não só cultural, mas artístico e histórico assim como uma vivência intrínseca aos conhecimentos a partir da Ciência, Tecnologia e Sociedade estimulando um saber para além de sua moldura, um saber inquietante, o qual proporcionou a Alfabetização Científica e Tecnológica, comungando da complexidade entre os saberes da Arte e da Ciência potencializando o pensar por imagens anacrônicas e da cultura visual. Desta forma, a pesquisa contribuiu para estimular e promover o hábito do pensamento por imagens da cultura visual proporcionando reflexões para a formação cultural, dialógica, crítica, consciente, autônoma, libertadora e democrática de todos os acadêmicos envolvidos em relação aos assuntos entremeados no currículo, assim como temas pertinentes as suas formações enquanto indivíduos inseridos na sociedade.
Abstract: This research was mainly focused on investigating the method (the author’s grip) of the work of the German art historian and father of iconology Aby Warburg. (1866-1929). Proposing through a didactic transposition of this artisanal method of studies, some technological boards with anacronic images and visual culture; in order to promote Scientific and Technological Literacy, as regards reflections from CTS education, and as a imagined didactical material to the teaching practices of the academics of Biological Sciences of UTFPR/PG. The study was developed with 27 academics of Biological Sciences of the Federal Technological University of Paraná, and was applied in 6 face-to-face meetings promoted in the discipline of Interdisciplinary Project 5. In relation to the procedures that were adopted, this research is characterized as an applied research, intervention, with the qualitative methodological approach, and interpretative of the data that were collected through online questionnaires at the beginning and at the end of the research, as well as the information contained in the conceptual maps, and the Padlets produced by the academics. Therefore, the framework on the nine aspects of the CTS approach as a strategy for the development of the Padlets was presented. In this course, the scientific content of this work has been used in the transposition of the method and in the studies of Aby Warburg who has endeavored to investigate everything that makes of the guardian images of the human energy forces in the world. In this perspective, the proposed teaching material imagined a study not only cultural, but artistic and historical as well as an intrinsic experience of knowledge from Science, Technology and Society stimulating a know beyond its framework, a worrying know, which provided Scientific and Technological Literacy, combining the complexity between the knowledge of Art and Science potentiating thinking by anachronous images and visual culture. In this way, the research has helped to stimulate and promote the habit of thinking by images of visual culture by providing reflections on the cultural, dialogic, critical, conscious, autonomous, liberating and democratic formation of all academics involved in relation to the subjects embedded in the curriculum, as well as topics relevant to their formations as individuals inserted into society.
Descrição: Acompanha produção técnica: Imagens anacrônicas: uma proposta para discutir o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32235
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
imagensenfoquects.pdf16,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
imagensenfoquects_produto.pdf578,44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons