Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32282
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Alice Eulália de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-09-04T12:14:50Z-
dc.date.available2023-09-04T12:14:50Z-
dc.date.issued2023-07-03-
dc.identifier.citationLIMA, Alice Eulália de Oliveira. Ensino de ciências na educação bilíngue para surdos: proposta a partir da educação CTS. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32282-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Ensino de ciências na educação bilíngue para surdos: proposta a partir da educação CTSpt_BR
dc.description.abstractThis study aims to present a proposal for Science Education with a focus on Science, Technology, and Society (STS) for deaf students, aiming for Scientific and Technological Literacy (STL) in an accessible way. The lesson plan will be adapted for teaching in Brazilian Sign Language (Libras) from material developed by FABRI and SILVEIRA (2018). The explanation of the theme aims to provide accessibility to a subject that has a direct impact on the life of the deaf individual, in which many times they are excluded from such information and are unaware of the events. The choice to develop a bilingual proposal for specialized teaching for the deaf was due to this teaching methodology being suitable for meeting these students in a differentiated and equal way, according to their physical or cognitive conditions. The methodological approach will be qualitative and interpretive in nature. For data collection, the following techniques will be used: photos, videos, materials produced by other bilingual teachers, and the researcher's records, which will be materialized in the format of a digital book (e-book) and video lessons. It is expected to contribute to the understanding and reflection of the impact of Sustainability on its ecological, social, economic, cultural, and spatial dimensions for the non-hearing community in a classroom. As a consequence of this, it is hoped that teachers who have access to this material can develop visual methodological strategies in order to promote critical and scientific knowledge to deaf students.pt_BR
dc.description.sponsorshipInstituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectCiências - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação bilíngüept_BR
dc.subjectEstudantes surdospt_BR
dc.subjectCiência - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectTecnologia - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectLingua brasileira de sinaispt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEducation, Bilingualpt_BR
dc.subjectDeaf studentspt_BR
dc.subjectScience - Social aspectspt_BR
dc.subjectTechnology - Social aspectspt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.titleEnsino de ciências na educação bilíngue para surdos: proposta a partir da educação CTSpt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of science in bilingual education for deafness: a proposal based on STS educationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo apresentar uma proposta para o Ensino de Ciências com enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) para alunos surdos, visando a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) de maneira acessível, por intermédio de uma didática visual gestual. Nesse sentido, o material produzido teve como intuito contribuir para que a comunidade não ouvinte inserida em uma sala de aula compreenda e reflita sobre o impacto que a Sustentabilidade produz em sua dimensão ecológica, social, econômica, cultural e espacial. Assim, o plano de aula será adaptado para o ensino em Língua Brasileira de Sinais (Libras) a partir de um material elaborado por Fabri e Silveira (2018). Desse modo, a explanação do tema visa propiciar a acessibilidade de um assunto que possui interferência direta na vida da pessoa surda. A escolha de desenvolver uma proposta bilíngue de ensino especializado para surdos ocorreu devido a esta metodologia de ensino ser propícia para atender esses alunos de forma diferenciada e igualitária, de acordo com a sua condição, seja ela física ou cognitiva. Diante disso, a abordagem metodológica é qualitativa de natureza interpretativa. Para a coleta de dados, foram utilizados os seguintes documentos: fotos, vídeos, materiais produzidos por outros professores bilíngues e os registros da pesquisadora, que irão se concretizar no formato de um livro digital (E-book) e em videoaulas. Consequentemente, os professores que têm acesso a esse conteúdo podem aproveitar essas estratégias metodológicas visuais elencadas, a fim de promover, para os alunos surdos, um conhecimento crítico e científico.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0000-7692-4072pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9455150389814244pt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0432-5182pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4964620822134669pt_BR
dc.contributor.referee1Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0432-5182pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4964620822134669pt_BR
dc.contributor.referee2Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-2857-4159pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0394414374162107pt_BR
dc.contributor.referee3Shimazaki, Elsa Midori-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-2225-5667pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9372609347074339pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sustentabilidadesurdoscts.pdf3,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
sustenbilidadesurdoscts_produto.pdf2,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons