Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32326
Título: Astronomia no "Aula Paraná"
Título(s) alternativo(s): Astronomy at "Aula Paraná"
Autor(es): Rosa, Nadine Doralina Kaul da
Orientador(es): Fujii, Rosangela Araujo Xavier
Palavras-chave: Ensino via Web
Astronomia - Estudo e ensino
Estudo da natureza
Web-based instruction
Astronomy - Study and teaching
Nature - Study
Data do documento: 19-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Santa Helena
Citação: ROSA , Nadine Doralina Kaul da. Astronomia no "Aula Paraná". 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2023.
Resumo: Com a declaração do estado de emergência nacional no ano de 2020, devido a pandemia do coronavírus (COVID-19), uma das medidas adotadas pelo governo do estado do Paraná, a fim de controlar a disseminação do vírus, foi aderir ao ensino remoto emergencial. Nesse sistema implantado, a Secretaria de Educação passou a oferecer aulas gravadas aos estudantes de todas as escolas do Estado por meio do aplicativo Aula Paraná. Nessa perspetiva, o presente trabalho objetivou examinar o conteúdo textual e imagético relacionado ao conteúdo curricular de Astronomia nos materiais disponibilizados no Aula Paraná (videoaula e slides) no Ensino Fundamental II. Constituíram-se como corpus da investigação as aulas Nivelamento 5 (2020) e aulas 14, 25 e 26 (2021). Os dados foram analisados de acordo com os pressupostos teóricos e metodológicos da Análise de Conteúdo. Emergiram três Unidades de Análise dos dados: UA01 Características da Terra, do sol, da lua e demais corpos celestes, UA02 Atividades práticas de observação do céu, Terra e fenômenos celestes e UA03 História do conhecimento astronômico no decorrer da humanidade. Quanto às categorias de análise, verificou-se que as três unidades de análise estiveram presentes apenas na videoaula da aula Nivelamento 5, aula 25 e aula 26 e no slide da aula 25, evidenciando uma organização didática direcionada ao entendimento histórico sobre o entendimento conceitual e prático. A UA02 esteve ausente nos slides das aulas Nivelamento 5, aula 14 e 26, fazendo-se presente apenas no slide da aula 25. Todavia a UA02 esteve presente em todas as videoaulas, evidenciando a importância da prática discursiva docente no decorrer da mediação docente, por meio de questionamentos, exemplificação e demonstrações práticas. Já a UA01 esteve ausente no slide e videoaula 14 evidenciando uma carência na demonstração das características diferenciais e constituintes da Terra, sol, lua e outros corpos celestes. De forma geral, constatou-se nas aulas analisadas a busca pelo entendimento da construção histórica da ciência astronomia.
Abstract: With the declaration of a national state of emergency in 2020, due to the coronavirus (COVID-19) pandemic, one of the measures adopted by the government of the state of Paraná, in order to control the spread of the virus, was to adhere to emergency remote teaching . In this implemented system, the Department of Education began to offer recorded classes to students from all schools in the State through the Aula Paraná application. In this perspective, the present work aimed to examine the textual and image content related to the curricular content of Astronomy in the materials made available in Aula Paraná (video class and slides) in Elementary School II. Classes Leveling 5 (2020) and classes 14, 25 and 26 (2021) were constituted as the research corpus. Data were analyzed according to the theoretical and methodological assumptions of Content Analysis. Three Data Analysis Units emerged: UA01 Characteristics of the Earth, the sun, the moon and other celestial bodies, UA02 Practical activities of sky observation, Earth and celestial phenomena and UA03 History of astronomical knowledge throughout humanity. As for the categories of analysis, it was found that the three units of analysis were present only in the video class of the Leveling 5 class, class 25 and class 26 and in the slide of class 25, evidencing a didactic organization directed to the historical understanding of the conceptual understanding and practical. UA02 was absent in the slides of Leveling 5, class 14 and 26, being present only in the slide of class 25.However, UA02 was present in all video classes, highlighting the importance of the teaching discursive practice in the course of teaching mediation, through questions, examples and practical demonstrations. UA01, on the other hand, was absent in slide and video lesson 14, showing a lack of demonstration of the differential characteristics and constituents of the Earth, sun, moon and other celestial bodies.In general, it was verified in the analyzed classes the search for the understanding of the historical construction of astronomy science.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32326
Aparece nas coleções:SH - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
astronomiaaulaparana.pdf
  Disponível a partir de 2024-06-29
1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons