Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32519
Título: Jogo lúdico como estratégia didática para o ensino da periodicidade da tabela periódica: “cara a cara periódico”
Título(s) alternativo(s): Playful game as a teaching strategy for teaching the periodicity of the periodic table: “periodic face to face”
Autor(es): Bolognes, Caroline
Orientador(es): Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça
Palavras-chave: Química
Ensino
Elementos químicos
Chemistry
Teaching
Chemical elements
Data do documento: 22-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: BOLOGNES, Caroline. Jogo lúdico como estratégia didática para o ensino da periodicidade da tabela periódica: “cara a cara periódico”. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023.
Resumo: A abstração do conteúdo de química pode promover consequências negativas à aprendizagem, afetando diretamente a qualidade da educação nas escolas. A falta de interesse dos alunos correlacionada á um ensino tradicional voltado à memorização do conteúdo, desmotiva os educandos dificultando ainda mais o processo de aprendizagem. Aulas desconexas que não condizem ao conteúdo estudado no cotidiano são frequentes, pois não há motivos para se estudar algo que não se observa á uma aplicação cabível no seu dia a dia. Uma das possíveis medidas a serem adotadas é a utilização de estratégias de ensino, com o intuito de promover a compreensão e a aprendizagem de química estimulando o raciocínio lógico e crítico dos alunos. O jogo lúdico como recurso didático tem o papel de desenvolver o conhecimento e despertar a socialização entre os discentes, fortalecendo a interação professor-aluno, além de colocar o educando inserido no conteúdo, pois o seu desenvolvimento no jogo só dependerá do conhecimento e estratégias aplicadas por ele no jogo. Nesta perspectiva o presente trabalho trás como proposito a utilização do jogo lúdico como um recurso didático a ser utilizado na metodologia de ensino para a aprendizagem da periodicidade dos elementos químicos sendo inserido ao trabalho docente.
Abstract: The abstraction of chemistry content can promote negative consequences for learning, directly affecting the quality of education in schools. The students' lack of interest correlated to a traditional teaching focused on memorizing the content, discourages students, making the learning process even more difficult. Disconnected classes that do not match the content studied in everyday life are frequent, as there is no reason to study something that is not observed in a suitable application in your daily life. One of the possible measures to be adopted is the use of teaching strategies, with the aim of promoting the understanding and learning of chemistry by stimulating students' logical and critical thinking. The ludic game as a didactic resource has the role of developing knowledge and awakening socialization among students, strengthening the teacher-student interaction, in addition to placing the student inserted in the content, since his development in the game will only depend on the knowledge and strategies applied for him in the game. In this perspective, the present work has the purpose of using the ludic game as a didactic resource to be used in the teaching methodology for learning the periodicity of chemical elements being inserted in the teaching work.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32519
Aparece nas coleções:MD - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jogoludicoestrategiadidatica.pdf1,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons