Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32527
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNodari, Diego-
dc.date.accessioned2023-09-27T16:06:21Z-
dc.date.available2023-09-27T16:06:21Z-
dc.date.issued2023-06-23-
dc.identifier.citationNODARI, Diego. Proposta didática para o fenômeno físico-químico da adsorção usando experimentação como estratégia de ensino. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32527-
dc.description.abstractConsidering that contemporary polluting processes cause several environmental problems, there is a need to use physical-chemical processes that minimize the impacts caused by human activities. One of these processes is adsorption, which can be applied in the treatment of water and also gases, reducing the rates of contaminants released into the environment. Considering the relevance of the phenomenon of adsorption, this didactic proposal aimed to articulate theoretical concepts and the daily life of students through problematization and experimentation involving the physical- chemical phenomenon of adsorption as a thematic approach. An activities manual was prepared following Teaching by Investigation as a methodological contribution. The material was tested with a group of freshmen in a Chemistry Licentiate course in the context of a general experimental chemistry discipline in order to verify its qualities in the mediation of proposed physical-chemical concepts. To this end, the activities carried out by the participants were analyzed and discussed regarding their content and alignment with the objectives of the manual. As a result, an analytical description of the prepared didactic material, the impressions of the participants and their responses to the mediated knowledge was presented. As final considerations, we bring the reflection that an experimental and investigative teaching approach is presented as a relevant strategy in Chemistry Teaching and that students apprehended several concepts mobilized in the activities and were able to establish relationships between the phenomenon of adsorption and their daily lives.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAdsorçãopt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectAdsorptionpt_BR
dc.subjectChemistrypt_BR
dc.titleProposta didática para o fenômeno físico-químico da adsorção usando experimentação como estratégia de ensinopt_BR
dc.title.alternativeDidactic proposal for the physicochemical phenomenon of adsorption using experimentation as a teaching strategypt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoConsiderando que os processos poluidores da contemporaneidade causam diversos problemas ambientais, existe a necessidade de serem utilizados processos físico-químicos que minimizem os impactos causados pelas atividades humanas. Um desses processos é a adsorção, a qual pode ser aplicada no tratamento de água e também de gases reduzindo as taxas de contaminantes lançados no meio ambiente. Considerando a relevância do fenômeno de adsorção, esta proposta didática visou articular conceitos teóricos e o cotidiano dos estudantes por meio da problematização e experimentação envolvendo o fenômeno físico-químico da adsorção como abordagem temática. Foi elaborado um manual de atividades seguindo como aporte metodológico o Ensino por Investigação. O material foi testado junto à um grupo de ingressantes em um curso de Licenciatura em Química no contexto de uma disciplina de química geral experimental com o intuito de verificar a qualidade do material na mediação de conceitos físico-químicos propostos. Para esse fim, as atividades realizadas pelos participantes foram analisadas e discutidas quanto ao seu conteúdo e alinhamento com os objetivos do manual. Como resultados, foi apresentada a descrição analítica do material didático preparado, as impressões dos participantes e a respostas dos mesmos quando aos conhecimentos mediados. Como considerações finais, trazemos a reflexão de que uma abordagem de ensino experimental e investigativa se apresenta como estratégia relevante no Ensino de Química e que os estudantes apreenderam diversos conceitos mobilizado nas atividades e conseguiram estabelecer relações entre o fenômeno de adsorção e o seu cotidiano.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Pires, Emerson Luis-
dc.contributor.advisor-co1Costa Junior, Ismael Laurindo-
dc.contributor.referee1Pires, Emerson Luis-
dc.contributor.referee2Costa Junior, Ismael Laurindo-
dc.contributor.referee3Bocardi, Juliane Maria Bergamin-
dc.contributor.referee4Almeida, Shiderlene Vieira de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:MD - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
propostadidaticafenomenofisico.pdf4,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons