Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32676
Título: Interdisciplinaridade e gamificação no auxílio à aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Interdisciplinarity and gamification as tools to learning
Autor(es): Segati, Gabriel Galice
Schoneweg, Giovanna Alpendre Zanardini
Orientador(es): Almeida, Leonelo Dell Anhol
Palavras-chave: Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Gamificação
Inclusão digital
Letramento digital
Interdisciplinary approach in education
Gamification
Digital divide
Computer literacy
Data do documento: 23-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SEGATI, Gabriel Galice; SCHONEWEG, Giovanna Alpendre Zanardini. Interdisciplinaridade e gamificação no auxílio à aprendizagem. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso de (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: A educação formal, caracterizada pela abordagem compartimentada dos conteúdos em disciplinas separadas, dificulta a conexão entre os conhecimentos acadêmicos e o mundo real. Isso resulta em cenários de desinteresse por disciplinas que são apresentadas de maneira descontextualizada e sem propósito para os estudantes, especialmente nos primeiros anos de escolaridade, em que as habilidades de leitura e abstração ainda estão em desenvolvimento. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é desenvolver um sistema computacional baseado em gamificação para abordar de forma interdisciplinar os conteúdos de geografia e história nos anos iniciais da educação básica. Foi desenvolvido um jogo para a plataforma web que combina ferramentas de geolocalização disponibilizadas pela Google com a ementa curricular do quinto ano do ensino fundamental, com o intuito de proporcionar uma experiência de aprendizagem prazerosa, significativa e interdisciplinar. Os resultados obtidos por meio da aplicação desse sistema corroboram tanto qualitativa quanto quantitativamente, evidenciando a relevância do aprendizado interdisciplinar e gamificado. Observou-se, por meio de ação extensionista, que tais práticas são capazes de promover um comportamento participativo e, consequentemente, elevar os níveis de engajamento e motivação dos participantes, conforme constatado em 100% da amostra.
Abstract: Formal education, characterized by the compartmentalized approach to content in separate disciplines, hinders the connection between academic knowledge and the real world. This results in scenarios of disinterest in subjects that are presented in a decontextualized and purposeless manner for students, especially in the early years of schooling when reading and abstraction skills are still developing. In this context, the objective of this research is to develop a computer-based gamification system to approach geography and history content in an interdisciplinary manner in the early years of basic education. A game was developed for the web platform that combines geolocation tools provided by Google with the curriculum of the fifth grade of elementary school, aiming to provide a enjoyable, meaningful, and interdisciplinary learning experience. The results obtained through the application of this system corroborate both qualitatively and quantitatively, demonstrating the relevance of interdisciplinary and gamified learning. It was observed through extension activities that such practices are capable of promoting participatory behavior and, consequently, increasing levels of engagement and motivation among participants, as evidenced in 100% of the sample.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32676
Aparece nas coleções:CT - Sistemas de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
interdisciplinaridadegamificacaoauxílioaprendizagem.pdf4,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons