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dc.creatorAmin, Lucas Kuttner-
dc.creatorToyomoto, Rafael Hideo-
dc.date.accessioned2023-10-16T21:34:54Z-
dc.date.available2023-10-16T21:34:54Z-
dc.date.issued2022-05-26-
dc.identifier.citationAMIN, Lucas Kuttner; TOYOMOTO, Rafael Hideo. Sistema para rastreamento de gestos para realidade virtual. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32699-
dc.description.abstractThis work presents an improvement to an open-source virtual reality headset. One of the barriers to total imersion and simulation for virtual reality headsets are the controllers, which are not capable of reproducing the high level of detail of the human hand movement. The project idea is to provide to the virtual reality headset users a low cost way to interact with the virtual environment using only their hands. To achieve this goal, a prototype of a computer vision system using a webcam was built to perform hand-pose estimation on the user hands and transmit this estimation to a virtual environment developed in Unity. As the result, a comparison of the developed model with the Leapmotion commercial hand recognition system was presented, where advantages regarding the range of motion and interaction between the hands and disadvantages in the performance of image capture and processing were identified and discussed, being more evident in quick movements.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectSoftware gratuitopt_BR
dc.subjectVisão por computadorpt_BR
dc.subjectProcessamento de imagenspt_BR
dc.subjectRealidade aumentadapt_BR
dc.subjectVirtual realitypt_BR
dc.subjectOpen source softwarept_BR
dc.subjectComputer visionpt_BR
dc.subjectImage processingpt_BR
dc.subjectAugmented realitypt_BR
dc.titleSistema para rastreamento de gestos para realidade virtualpt_BR
dc.title.alternativeHand-tracking system for virtual realitypt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um aperfeiçoamento de um projeto open-source de óculos de realidade virtual. Uma das barreiras da total imersão e simulação de ambientes visualizados por óculos de realidade virtual são os controles, que não são capazes de reproduzir o alto nível de detalhes do movimento das mãos. A ideia do projeto é disponibilizar aos usuários do óculos de realidade virtual um meio de baixo custo para interagir com o ambiente virtual utilizando apenas as mãos. Para chegar nesse objetivo, foi desenvolvido um protótipo de um sistema de visão computacional usando webcam para identificar a pose atual das mãos do usuário e transmitir para o ambiente virtual desenvolvido em Unity. Como resultado foi apresentada uma comparação do modelo desenvolvido com o sistema comercial de reconhecimento das mãos Leapmotion, no qual identificamos e discutimos vantagens quanto à amplitude de movimentos e interação entre as mãos, e desvantagens na performance da captura e processamento das imagens, sendo mais evidente em movimentos rápidos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Wehrmeister, Marco Aurélio-
dc.contributor.referee1Wehmeister, Marco Aurélio-
dc.contributor.referee2Nassu, Bogdan Tomoyuki-
dc.contributor.referee3Dorini, Leyza Elmeri Baldo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia de Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Computação

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