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Título: Contribuições de uma pesquisa intervenção para o desenvolvimento humano na perspectiva bioecológica
Título(s) alternativo(s): Contributions of the instagram social network in the human development of young people and adults in special education from a bioecological perspective
Autor(es): Krachinski, Silmara Carneiro
Orientador(es): Bertoni, Danislei
Palavras-chave: Educação especial
Biologia - Estudo e ensino
Ecologia - Estudo e ensino
Mídia digital
Smartphones
Special education
Biology - Study and teaching
Ecology - Study and teaching
Digital media
Data do documento: 20-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: KRACHINSKI, Silmara Carneiro. Contribuições de uma pesquisa intervenção para o desenvolvimento humano na perspectiva bioecológica. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023.
Resumo: O presente estudo, apoiado no Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano, proposto por Urie Bronfenbrenner, investigou as contribuições de uma pesquisa intervenção para o desenvolvimento humano na perspectiva bioecológica, de jovens e adultos da educação especial, que frequentam a Educação de Jovens e Adultos de uma escola de Educação Especial, em Ponta Grossa/PR. Participaram da pesquisa, estudantes com deficiência intelectual, que possuem incapacidade caracterizada por limitações significativas, no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo, expressa nas habilidades práticas, sociais e conceituais, manifestando-se antes dos dezoito anos de idade. Esse estudo se embasa na perspectiva Bioecológica do Desenvolvimento Humano, a fim de estimular algumas reflexões acerca de como as tecnologias digitais podem contribuir para o desenvolvimento humano de jovens e adultos da educação especial, possibilitando novas aprendizagens. Especificamente, implementou-se uma sequência didática com o intuito de promover a interação entre os estudantes e a utilização da rede social Instagram, bem como compreender o papel pedagógico dos smartphones no ambiente escolar e avaliar o desenvolvimento destes, por meio do uso do aplicativo no decorrer da intervenção didática. A opção pelo referencial de Bronfenbrenner, como suporte teórico para estas reflexões justifica-se pelo potencial que o Modelo Bioecológico tem, para explicar a indissociabilidade entre a pessoa em desenvolvimento e os contextos em que ela se insere. Dessa forma, adotou-se uma metodologia com abordagem qualitativa, por meio da Inserção Ecológica, que possibilitou a entrada da pesquisadora no ambiente de imediato, onde ocorreram observações, conversas informais, entrevistas e a intervenção didática. O modelo processo-pessoa-contexto-tempo, foi um dos guias para a análise de resultados. A coleta dos dados ocorreu por observação, entrevista com os estudantes, gravação em áudio e registro de todas as atividades realizadas. Os dados coletados foram organizados em categorias (interação e aprendizagem contextualizada dos temas ambientais; papel pedagógico dos smartphones; desenvolvimento do aplicativo Instagram no decorrer da intervenção didática) e analisados a partir do referencial teórico estudado. Conclui-se que, no desenvolvimento da intervenção didática, a partir das atividades realizadas, houve mudanças no comportamento dos participantes, quanto a execução das habilidades e no manuseio do aplicativo. Pois, os alunos apresentaram maior domínio ao entrar e sair do aplicativo, incluir postagens em suas fotos, capacidade para criar o vídeo e ao expor sua criação. Desta forma, pode-se afirmar, que ocorreu melhoria na execução das habilidades e aprendizagem com as tecnologias digitais dos participantes, entretanto, verificou-se desenvolvimento humano. O produto desta pesquisa é um Caderno Pedagógico com toda sequência didática aplicada e elaborada com a utilização da rede social Instagram.
Abstract: This study, based on the Bioecological Model of Human Development proposed by Urie Bronfenbrenner, investigated the contributions of a research intervention to human development from a bioecological perspective, of young people and adults in special education, who attend the Youth and Adult Education of a Special Education school in Ponta Grossa/PR. The participants were students with intellectual disabilities, who have a disability characterized by significant limitations in intellectual functioning and adaptive behavior, expressed in practical, social and conceptual skills, manifested before the age of eighteen. This study is based on the Bioecological Perspective of Human Development, in order to stimulate some reflections on how digital technologies can contribute to the human development of young people and adults in special education, enabling new learning. Specifically, a didactic sequence was implemented with the aim of promoting interaction between students and the use of the Instagram social network, as well as understanding the pedagogical role of smartphones in the school environment and evaluating their development through the use of the application during the didactic intervention. The choice of Bronfenbrenner's framework as theoretical support for these reflections is justified by the potential of the bioecological model to explain the inseparability between the developing person and the contexts in which they are inserted. In this way, a qualitative approach was adopted, through ecological insertion, which allowed the researcher to enter the environment immediately, where observations, informal conversations, interviews and didactic intervention took place. The process-person-context-time model was one of the guides for analyzing the results. Data was collected through observation, interviews with the students, audio recording and recording of all the activities carried out. The data collected was organized into categories (interaction and contextualized learning of environmental issues; the pedagogical role of smartphones; the development of the Instagram app during the didactic intervention) and analyzed using the theoretical framework studied. The conclusion is that, in the course of the didactic intervention, the activities carried out led to changes in the participants' behavior, in terms of performing the skills and handling the app. The students showed greater mastery when entering and exiting the app, including posts on their photos, the ability to create a video and to show off their creation. In this way, it can be said that there was an improvement in the participants' execution of skills and learning with digital technologies, while there was also human development. The product of this research is a Pedagogical Notebook with the entire didactic sequence applied and developed using the Instagram social network.
Descrição: Acompanha produção técnica: As redes sociais e o desenvolvimento humano: uma proposta de sequência didática para a utilização do aplicativo Instagram com jovens e adultos na modalidade de educação especial
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32866
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

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