Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32934
Título: Designers como produtores de cultura: estudo autoetnográfico de um processo de conscientização coletiva
Título(s) alternativo(s): Designers as culture makers: autoetnography study of a collective process of critical consciousness
Autor(es): Tavares, Polyana de Andrade
Orientador(es): Van Amstel, Frederick Marinus Constant
Palavras-chave: Conscientização
Desenho (Projetos)
Opressão (Psicologia)
Etnologia
Trabalho - Aspectos sociais
Awareness
Design
Oppression (Psychology)
Ethnology
Work - Social aspects
Data do documento: 8-Dez-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: TAVARES, Polyana de Andrade. Designers como produtores de cultura: estudo autoetnográfico de um processo de conscientização coletiva. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: Este trabalho reflete sobre processos de conscientização coletiva pelos quais passam designers imersos no mercado de trabalho quando estes se organizam para se educar criticamente. Buscando dar ênfase às vivências pessoais da autora que participou de tal processo, este trabalho a entendeu como campo de pesquisa, ou sujeito-pesquisadora. Contudo, a pesquisa não se limita a analisar a experiência pessoal. Amparada pelo método autoetnográfico, que navega entre o autobiográfico e o etnográfico, busca-se compreender os processos individuais que permeiam seu contexto cultural, político e social, para ampliar a lente de investigação dos macroprocessos que por ali perpassam. Para trazer evidências da cultura em que a pesquisa está inserida, é realizada uma análise do relato de outro designer que, além de estar numa condição de consciência parecida com a autora, também compõe o mesmo espaço de educação informal que ela: a Rede Design & Opressão. Entende-se que a rede teve um papel fundamental nos diferentes trajetos de conscientização trilhados pelos designers. Suportada por uma contextualização teórica a respeito do conceito e resgatando a obra de Paulo Freire e Álvaro Vieira Pinto, este trabalho busca trazer uma reflexão sobre o papel de designers enquanto produtores de cultura.
Abstract: This work reflects on processes of collective conscientization through which designers immersed in the labor market pass when they organize themselves to critically educate themselves. Seeking to emphasize the personal experiences of the author who participated in the process itself, this work reads her as a field of research, or subject-researcher. However, the research is not limited to analyzing a personal experience. Supported by the autoethnographic method, which navigates between the autobiographical and the ethnographic, it seeks to understand the individual processes that permeate its cultural, political and social context, in order to broaden the lens of investigation of the macro processes that pervade there. In order to bring evidence of the culture in which the research is inserted, an analysis of the report of another designer is carried out who, in addition to being in a condition of conscience similar to the author, also composes the same informal education space as her: Design & Oppression network. It is understood that the network played a key role in the different paths of conscientization taken by the designers. Supported by a theoretical contextualization regarding the concept and rescuing the work of Paulo Freire and Álvaro Vieira Pinto, this work seeks to bring a reflection on the role of designers as culture makers.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32934
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Design Gráfico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
estudoautoetnograficoconscientizacaocoletiva.pdf3,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons