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Título: Avaliação da produtividade de uma linha de pintura de veículos por meio de simulação e análise financeira
Título(s) alternativo(s): Productivity assessment of a vehicle painting line by simulation and financial analysis
Autor(es): Drevek, Paulo Roberto
Orientador(es): Magatão, Leandro
Palavras-chave: Automóveis - Fabricação - Paraná
Automóveis - Paraná
Automóveis - Projetos e construção
Indústria automobilística - Inovações tecnológicas
Indústria automobilística - Simulação por computador
Engenharia elétrica
Automobiles - Construction - Paraná
Automobiles - Paraná
Automobiles - Design and construction
Automobile industry and trade - Technological innovations
Automobile industry and trade - Computer simulation
Electric engineering
Data do documento: 7-Out-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: DREVEK, Paulo Roberto. Avaliação da produtividade de uma linha de pintura de veículos por meio de simulação e análise financeira. 2016. 129 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: O presente trabalho avalia a possibilidade de aumento da produtividade de uma linha de pintura de veículos localizada na região de Curitiba-PR, Brasil. A linha de pintura estudada tem um total de 117 postos de trabalho, ou estações, onde 30 deles são postos de buffer produtivo. A linha é alimentada por dois modelos de veículos, os quais podem ser pintados em várias cores sólidas ou metálicas, de acordo com a demanda. Uma diferença significativa ocorre, entretanto, no tratamento destas pinturas. Um mix de produção (quantidade e sequenciamento) que envolve cabines de cores sólidas e cores metálicas compartilham a mesma linha. Além disso, cores metálicas requerem operações adicionais devido à aplicação de verniz após a pintura. Neste caso, os mesmos robôs executam tanto a pintura quanto a aplicação de verniz. Diferenças de tempos de processamento das cabines nos postos podem ter impacto de ociosidade ao longo da linha de pintura, fato avaliado no presente trabalho. Há também outras razões para a ociosidade, como retrabalhos e retoques de defeitos ao longo do processo, comportamento e condições de inicialização (warm-up) e as incertezas na alimentação da linha. Devido à incerteza mencionada isso faz com que ocorra impacto no rendimento e, consequentemente, perdas na capacidade de produção. Por meio do modelo de simulação, busca-se avaliar a viabilidade das alternativas de solução do problema. A abordagem utilizada, neste caso, é dupla: i) uma simulação a eventos discretos é realizada utilizando software SIMIO®, que identifica a formação de gargalos produtivos e permite sugerir condições para aumento da produtividade; e ii) uma análise de viabilidade econômicofinanceira é realizada no intuito de dimensionar os investimentos máximos, de acordo com critérios da empresa, para viabilizar os aumentos de produtividade indicados pela simulação a eventos discretos. Assim, enquanto o modelo de simulação tem como objetivo verificar como o processo é afetado por variações dos tempos de processamento nos postos, alimentação da linha, sequenciamento, retrabalhos, bem como a saída dos veículos pintados, a análise financeira indica se o aumento de produtividade sugerido é viável de ser implementado do ponto de vista de investimento necessário e retorno à companhia. Para o estudo de caso, a empresa forneceu dados de seis meses de operações da linha de pintura. Os resultados obtidos pela simulação sugerem a possibilidade de aumentos de produtividade de até 10% atuando-se em pontos específicos da linha (e.g., posto gargalo detectado). A análise financeira indica investimentos necessários para tal condição produtiva otimizada. Os resultados obtidos neste trabalho sugerem uma sistemática para avaliação da viabilidade de projetos no contexto da indústria automotiva.
Abstract: This study evaluates the possibility of increasing the productivity of a vehicle painting line located in the region of Curitiba, PR, Brazil. The studied painting line has a total of 117 stations, where 30 of them are buffer stations. The line is powered by two types of vehicles, which can be painted in several solid or metallic colors, according to demand. A significant difference occurs, however, between the treatments of paintings. A production mix (quantity and sequencing) involving solid colors and metallic colors share the same line. Moreover, metallic colors require additional steps due to the application of varnish after painting. In this case, the same robots perform both: painting and application of varnish coating. Differences in cabins’ processing times at stations may cause idle times along the painting line, a fact evaluated in the presented study. There are also other reasons for idleness as rework fixes, startup conditions (warm-up), and uncertainties in the supply line. The mentioned uncertainty can cause impact on income and, consequently, losses in production capacity. By means of the simulation model, the viability of alternative solutions for the problem is evaluated. The approach used is twofold: i) a discrete event simulation is performed using SIMIO® software, which identifies the formation of production bottlenecks and it suggests conditions for increasing productivity; and, ii) a financial analysis is performed in order to scale the maximum investment, according to the company’s criteria, to enable productivity increase indicated by the discrete event simulation. So, while the simulation model aims to determine how the process is affected by variations in processing times at stations, supply conditions of the line, sequencing, rework and the output of painted vehicles, financial analysis indicates whether the suggested increase in productivity is feasible to be implemented from the point of view of required investment and return to the company. For the case study, the company has provided data from six months of painting line operations. The results obtained by simulation suggest the possibility of productivity increase of 10% acting on specific points of the line (e.g., detected bottleneck position). The financial analysis indicates the necessary investments for such optimized production condition. The obtained results in this study suggest a systematic assessment of the feasibility of projects in the context of the automotive industry.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3294
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial

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