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dc.creatorOliveira, Emerson Henrique Redede Mendes de-
dc.date.accessioned2024-01-02T19:48:18Z-
dc.date.available2024-01-02T19:48:18Z-
dc.date.issued2023-12-15-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Emerson Henrique Redede Mendes de. Análise comparativa entre o método empírico e o mecanístico (Medina). 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33136-
dc.description.abstractWhen it comes to pavement design in Brazil, it is common to use the empirical pavement design method adopted by DNER in 1981, which is based on the results of the California Bearing Ratio (CBR) test. Since then, the National Design Method (Medina) has been developed. Medina is a method that combines mechanical and empirical approaches, using values of resilience modulus and permanent deformation to establish a design process that takes into consideration the calculation of stresses and deformations in the pavement structure. To assess the effectiveness of these methods, a comparative study was conducted through a case study involving two design processes for the duplication of the BR-277 highway in the state of Paraná, Brazil, in the subsection from km 344 to km 350+200m in the municipality of Guarapuava, covering a distance of 6.2 km. To compare and determine which method is best suited for use on this specific road. The comparison between the proposed pavement structures revealed that the mechanistic-empirical method resulted in a thicker and more robust structure. This translated into lower levels of fatigue cracking in the asphalt pavement and rutting.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/*
dc.subjectPavimentospt_BR
dc.subjectRodoviaspt_BR
dc.subjectTransporte rodoviáriopt_BR
dc.subjectPavementspt_BR
dc.subjectRoadspt_BR
dc.subjectTransportation, Automotivept_BR
dc.titleAnálise comparativa entre o método empírico e o mecanístico (Medina)pt_BR
dc.title.alternativeComparative analyses of the empirical and the mechanistic method (Medina)pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoTratando de dimensionamento de pavimentos no Brasil costuma-se utilizar o método empírico de dimensionamento de pavimentos adotado pelo DNER em 1981, que se baseia nos resultados do ensaio de CBR (California Bearing Ratio). Desde então, foi desenvolvido o Método de Dimensionamento Nacional (Medina). O Medina é um método que combina abordagens mecânicas e empíricas, utilizando valores de módulo de resiliência e deformação permanente para estabelecer um processo de dimensionamento que leva em consideração o cálculo do estado de tensões e deformações na estrutura do pavimento. Para avaliar a eficácia desses métodos, foram comparados através do estudo de caso dois processos de dimensionamento com base na duplicação da rodovia BR-277/ PR, subtrecho: km 344 ao Km 350+200m no município de Guarapuava, com extensão de 6,2 km de forma a verificar qual o melhor método para ser utilizado na via de estudo. A comparação entre as estruturas de pavimento propostas revelou que o método mecanístico-empírico resultou em uma estrutura mais espessa e resistente. Isso se traduziu em menores índices de trincamento por fadiga no revestimento asfáltico e afundamento na trilha de roda.pt_BR
dc.degree.localGuarapuavapt_BR
dc.publisher.localGuarapuavapt_BR
dc.contributor.advisor1Montezuma, Petrônio Rodrigo Mello-
dc.contributor.referee1Montezuma, Petrônio Rodrigo Mello-
dc.contributor.referee2Freitas, Thiago Henrique de-
dc.contributor.referee3Bilcati, Géssica Katalyne-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
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