Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33159
Título: Análise do conteúdo "Reino Plantae" nas videoaulas disponibilizadas na plataforma do "Aula Paraná"
Título(s) alternativo(s): Analysis of the "Plantae Kingdom" content on the video lessons available in the "Aula Paraná" platform
Autor(es): Bazi, Simony Fernanda
Orientador(es): Fujii, Rosangela Araujo Xavier
Palavras-chave: COVID-19, Pandemia de, 2020-
Ciências (Ensino fundamental)
Ensino via Web
COVID-19 Pandemic, 2020-
Science - Study and teaching (Fundamental))
Web-based instruction
Data do documento: 29-Nov-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Santa Helena
Citação: BAZI, Simony Fernanda. Análise do conteúdo "Reino Plantae" nas videoaulas disponibilizadas na plataforma do "Aula Paraná". 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2023.
Resumo: Com a declaração do estado de emergência nacional no ano de 2020, devido a pandemia do coronavírus (COVID-19), uma das medidas adotadas pelo governo paranaense para possibilitar a continuidade das aulas foi a implementação do ensino remoto emergencial. Nesse sistema, a Secretaria de Educação passou a disponibilizar aulas gravadas (videoaulas) aos estudantes por meio da plataforma “Aula Paraná”. Visto que, mesmo com o retorno do ensino presencial, esse recurso didático continuou disponível aos professores e alunos, o presente trabalho objetivou examinar o conteúdo textual e imagético, relacionado a um conteúdo curricular, o “Reino Plantae”, nas videoaulas disponibilizadas no Aula Paraná para o Ensino Fundamental II. Constituiu-se como corpus da investigação 18 videoaulas. Os dados foram analisados de acordo com os pressupostos teóricos e metodológicos da Análise de Conteúdo, emergindo quatro Unidades de Análise dos dados: UA01 Contextualização, UA02 Objeto de conhecimento, UA03 Verificação da Aprendizagem e UA04 Imagens. Na UA01 considerou-se a presença das dimensões: pessoal/social, científica e/ou representacional. Na UA02 considerou-se a presença das características morfológicas, fisiológicas e/ou evolutivas dos diferentes grupos de plantas. Na UA03 analisou-se os tipos de atividades empregadas para verificação da aprendizagem. Na UA04 analisou-se a presença e funcionalidade das imagens. Constatou-se com o estudo que, na UA01, a contextualização pessoal/social esteve presente em todas as videoaulas, a contextualização científica esteve presente em apenas uma aula e a contextualização representacional esteve ausente. Na UA02 constatou-se a predominância aos aspectos descritivos da morfologia e fisiologia dos diferentes grupos de plantas, em apenas três aulas identificou-se menção às características evolutivas desses seres vivos. Na UA03 constatou-se a prevalência da resolução de perguntas, cópia e descrição de nomes e estruturas. Atividades direcionadas à elaboração de justificativas, explicações e experimentos se fizeram presentes de forma irrisória. Por fim, na UA04 constatou-se a presença da funcionalidade das imagens, por meio da ampla utilização de imagens fotográficas e desenhos. De forma geral, o estudo evidenciou a necessidade de uma mediação docente ativa para utilização desse material no processo de ensino e aprendizagem de Ciências
Abstract: With the declaration of a national state of emergency in 2020, due to the coronavirus pandemic (COVID-19), one of the measures adopted by the Paraná government to enable classes to continue was the implementation of emergency remote teaching. Under this system, the Department of Education started making recorded lessons (video lessons) available to students through the "Aula Paraná" platform. Even with the return to face-to-face teaching, this didactic resource continued to be available to teachers and students, which is why the aim of this study was to examine the textual and imagery content related to the curricular content on the "Plantae Kingdom" in the video lessons made available in Aula Paraná for Elementary School II. The corpus of the research was made up of 18 video lessons. The data were analyzed according to the theoretical and methodological assumptions of Content Analysis, resulting in four Units of Data Analysis: UA01 - Contextualization, UA02 - Object of Knowledge, UA03 - Verification of Learning and UA04 - Images. The UA01 considered the presence of the following dimensions: personal/social, scientific and/or representational. The UA02 considered the presence of the morphological, physiological and/or evolutionary characteristics of the different plants groups. The UA03 analyzed the types of activities used to verify learning. And the UA04 analyzed the presence and functionality of images. In UA01 the study found that personal/social contextualization was present in all the video lessons, scientific contextualization was present in only one lesson and representational contextualization was absent. In UA02 there was a predominance of descriptive aspects of the morphology and physiology of the different groups of plants, and only three lessons mentioning the evolutionary characteristics of these creatures. In UA03 there was a prevalence of solving questions, copying and describing names and structures. Activities aimed at developing justifications, explanations and experiments were present to a negligible extent. Finally, UA04 showed the presence of the functionality of images, through the widespread use of photographic images and drawings. Overall, the study highlighted the need for active teacher mediation in the use of this material in the science teaching and learning process
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33159
Aparece nas coleções:SH - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analiseconteudoreinoplantae.pdf
  Disponível a partir de 2025-05-29
1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons