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Título: NUH: indústria de kombucha
Título(s) alternativo(s): NUH: kombucha industry
Autor(es): Schneider, Bruna Leal
Camargo, Lucas Marcondes
Oliveira, Marcella Tomain
Mancino, Matheus Santelli
Orientador(es): Berezuk, Marcio Eduardo
Palavras-chave: Bebidas fermentadas - Indústria
Leveduras
Hábitos de saúde
Brewing industry
Yeast
Health behavior
Data do documento: 30-Nov-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Apucarana
Citação: SCHNEIDER, Bruna Leal et al. NUH: indústria de kombucha. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Química) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2022.
Resumo: A kombucha é uma bebida fermentada a base de bactérias e leveduras, que vem sendo cada vez mais apreciada pela sociedade devido às suas propriedades benéficas para a saúde. A crescente busca por hábitos e uma alimentação mais saudáveis fez com que ocorresse uma aceleração na sua propagação. No mundo, estima-se que em 2019 esse ramo movimentou mais de US$ 1,6 bilhões, e que em 2027 esse valor pode ultrapassar a casa dos US$ 7 bilhões, apresentando uma alta taxa de crescimento. No Brasil, essa bebida iniciou-se de forma artesanal, mas só por volta de 2015 que algumas indústrias de pequeno porte começaram de fato sua produção. A empresa Nuh será uma empresa de médio porte localizada na cidade de Apucarana, interior do estado do Paraná e que será construída em uma área de 1046,6 m2. Sua capacidade de produção será de 210,440 mil litros por ano distribuídos em garrafas de 260 mL, onde serão produzidos 41988,96 mil litros de bebida com sabor de abacaxi com hortelã, 42113,76 mil litros de sabor açaí com guaraná, 42129,36 mil litros de sabor maracujá, 42107,52 mil litros de sabor maçã e 42101,28 mil litros de sabor morango, tendo suas vendas voltadas para supermercados e atacados. Seu processo produtivo passa por diversas etapas, como o transporte e recebimento das matérias-primas, armazenamento, pesagem, mistura, aquecimento, infusão, filtração, fermentação, saborização, envaze, rotulação, encaixotamento, refrigeração e, por fim, a expedição. Para o controle de qualidade da bebida, a Nuh contará com um laboratório equipado para garantir as especificações presentes na legislação. O balanço material e energético foi realizado para a quantificação de matéria utilizada em cada etapa do processo, além de avaliar a perdas e a demanda necessária de energia durante a produção. O dimensionamento dos equipamentos foi realizado com o intuito de determinar a sua posição e organização dentro da planta industrial, além de atender as exigências mensais de produção. A análise financeira foi realizada para o estudo de viabilidade de instalação e manutenção da empresa, sendo necessário um investimento total de R$7.271.857,00 para arcar com os custos principais para a sua construção e implantação. Desta forma, para se tornar uma referência no mercado brasileiro, a SCHNEIDER, Bruna Leal et al. NUH: indústria de kombucha. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Química) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2022. pretende oferecer uma bebida saudável e de qualidade, investindo no processo de produção e no controle de qualidade da bebida, para garantir a melhor experiência para seus consumidores.
Abstract: Kombucha is a fermented drink based on bacteria and yeasts, which has been increasingly appreciated by society due to its beneficial properties for health. The growing search for healthier habits and eating has caused an acceleration in its spread. In the world, it is estimated that in 2019 this branch moved more than US$ 1.6 billion, and that in 2027 this value may exceed the US$ 7 billion, presenting a high growth rate. In Brazil, this drink began in an artisanal way, but only around 2015 that some small industries actually began its production. The Nuh company will be a medium-sized company located in the city of Apucarana, interior of the state of Paraná and will be built in an area of 1046.6 m2. Its production capacity will be 210,440 thousand liters per year distributed in bottles of 260 mL, where will be produced 41988,96 thousand liters of drink with pineapple flavor with mint, 42113,76 thousand liters of açaí flavor with guarana, 42129,36 thousand liters of passion fruit flavor, 42107.52 thousand liters of apple flavor and 42101.28 thousand liters of strawberry flavor, having its sales focused on supermarkets and attacked. Its production process goes through several stages, such as the transport and receipt of raw materials, storage, weighing, mixing, heating, infusion, filtration, fermentation, flavoring, bottling, labeling, boxing, refrigeration and, finally, shipping. For the quality control of the drink, Nuh will have a laboratory equipped to ensure the specifications present in the legislation. The material and energy balance were performed for the quantification of matter used in each stage of the process, in addition to evaluating the losses and the necessary energy demand during production. The sizing of the equipment was carried out in order to determine its position and organization within the industrial plant, in addition to meeting the monthly production requirements. The financial analysis was performed for the feasibility study of installation and maintenance of the company, requiring a total investment of R$ 7,271,857.00 to bear the main costs for its construction and implementation. In this way, to become a reference in the Brazilian market, Nuh intends to offer a healthy and quality drink, investing in the production process and quality control of the drink, to ensure the best experience for its consumers.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33319
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