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dc.creatorSowinski, Leonardo Cesar de Souza-
dc.date.accessioned2024-02-21T14:48:24Z-
dc.date.available2024-02-21T14:48:24Z-
dc.date.issued2022-06-14-
dc.identifier.citationSOWINSKI, Leonardo Cesar de Souza. Análise da mistura de solo argiloso do município de Apucarana e pó de brita para fins de pavimentação. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33384-
dc.description.abstractThe mechanical properties of soils are directly linked to their performance in pavement layers. The typically clay soil present in the region of Apucarana-PR has, by its nature, poor use in the pavement layers due to its low support capacity. The present work has as objective to evaluate the mechanical behavior of a granulometric stabilization of the soil with incorporation of different contents of gravel dust (10, 30 and 50%) and to evaluate its use in the layers of flexible pavements. In this work, undisturbed soil samples were collected from a borrowed deposit and gravel dust was provided by a quarry located in the municipality of Apucarana. The collected materials were used in characterization test, compaction test and California Bearing Ratio. Through the tests performed, it was possible to verify the growth of the dry density and the reduction of the optimal moisture according to the addition of gravel dust in the soil, an increase in the carrying capacity was also observed as an increase in the content of incorporated gravel dust. The highest values found for dry density and CBR were obtained in the sample composed of 50% of gravel dust. The results obtained in the CBR tests showed an increase in the index in relation to the natural soil, based on the criterion for employability in layers of road pavements, the sample with 10% of gravel dust showed satisfactory results for subgrade reinforcement layers, while the samples with 30 and 50% of gravel dust meet the criterion for sub-base layer.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.subjectSolos argilosospt_BR
dc.subjectPavimentospt_BR
dc.subjectMecânica do solopt_BR
dc.subjectClay soilspt_BR
dc.subjectPavementspt_BR
dc.subjectSoil mechanicspt_BR
dc.titleAnálise da mistura de solo argiloso do município de Apucarana e pó de brita para fins de pavimentaçãopt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the mixture of clayey soil from the municipality of Apucarana and gravel dust for paving purppt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAs propriedades mecânicas dos solos estão diretamente ligadas ao seu desempenho nas camadas de pavimentos. O solo tipicamente argiloso presente na região de Apucarana-PR possui por sua natureza, má empregabilidade nas camadas dos pavimentos devido a sua baixa capacidade de suporte. O presente trabalho tem como objetivo avaliar o comportamento mecânico de uma estabilização granulométrica do solo com incorporações de diferentes teores de pó de brita (10, 30 e 50%) e avaliar sua utilização nas camadas de pavimentos flexíveis. Neste trabalho foram coletadas amostras indeformadas de solo provenientes de uma jazida de empréstimo e o pó de brita foi fornecido por uma pedreira localizada no município de Apucarana. Os materiais coletados foram utilizados nos ensaios laboratoriais de caracterização, compactação e Índice de Suporte California. Por meio dos ensaios realizados, foi possível verificar o crescimento da massa especifica seca e redução da umidade ótima conforme o acréscimo de pó de brita no solo, também foi percebido aumento na capacidade de suporte conforme aumento no teor de pó de brita incorporado. Os maiores valores encontrados de massa específica seca e ISC foram obtidos na amostra composta por 50% de pó de brita. Os resultados obtidos nos ensaios de ISC apresentaram aumento no índice em relação ao solo natural, com base nos critérios para empregabilidade em camadas de pavimentos rodoviários, a amostra com 10% de pó de brita apresentou resultados satisfatórios para camadas de reforço de subleito, já as amostras com 30 e 50% de pó de brita incorporado atendem aos critérios para sub-base de pavimentos.pt_BR
dc.degree.localApucaranapt_BR
dc.publisher.localApucaranapt_BR
dc.contributor.advisor1Verdade, Lucas Lauer-
dc.contributor.referee1Verdade, Lucas Lauer-
dc.contributor.referee2Luiz, Augusto Montor de Freitas-
dc.contributor.referee3Souza, Juliana Maria de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
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