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Título: Sistema autônomo de predição de rotas para veículos terrestres
Título(s) alternativo(s): Autonomous route prediction system for land vehicles
Autor(es): Silva, Anderson Soares da
Orientador(es): Pereira, Fabio Irigon
Palavras-chave: Robótica
Visão de robô
Processamento de imagens
Veículos autônomos
Robotics
Robot vision
Image processing
Automated vehicles
Data do documento: 16-Nov-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Apucarana
Citação: SILVA, Anderson Soares da. Sistema autônomo de predição de rotas para veículos terrestres. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Computação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2023.
Resumo: O presente trabalho possui como principal propósito desenvolver um sistema que utilize de visão computacional para detectar obstáculos no ambiente e traçar rotas que os contorne afim de encontrar um objeto objetivo na cena. Com o crescente aumento da frota de veículos, torna-se imprescindível o desenvolvimento de soluções que facilitem a locomoção nas vias, otimizando o tempo de deslocamento e garantindo a segurança de condutores e pedestres. O desenvolvimento é constituído de um conjunto de etapas, incluindo a detecção de profundidade em uma cena usando inteligência artificial, a extração da distância e posição de obstáculos, o mapeamento aéreo do ambiente e predição de rotas. O uso de algoritmos de visão computacional permite uma análise mais precisa do ambiente em que o veículo está inserido, possibilitando o reconhecimento de obstáculos e a escolha do melhor caminho a ser seguido. A pesquisa contribui para a área de navegação veicular, bem como para o desenvolvimento de tecnologias aplicadas à segurança no trânsito.
Abstract: The present work has as its main purpose to develop a system that utilizes computer vision to detect obstacles in the environment and plan routes to navigate around them in order to find a target object in the scene. With the increasing growth of vehicle fleets, it becomes essential to develop solutions that facilitate transportation on roads, optimizing travel time and ensuring the safety of drivers and pedestrians. The methodology of the study consists of a series of steps, including depth detection in a scene, analysis of the pixel intensity spectrum, aerial mapping of the environment, and route prediction. The use of computer vision algorithms allows for a more precise analysis of the vehicle’s surroundings, enabling the recognition of obstacles and the selection of the best path to follow. The research contributes to the field of vehicular navigation, as well as to the development of technologies applied to traffic safety.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33488
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